O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, telefonou na tarde desta segunda-feira (09), para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e prestou solidariedade após os atos golpistas deste domingo que resultaram na invasão do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, apurou o Estadão/Broadcast.
Biden condenou a violência e o ataque às instituições democráticas brasileiras e também convidou Lula para visitar Washington no início de fevereiro para consultas aprofundadas sobre uma ampla agenda comum. O convite foi aceito pelo petista.
Em comunicado oficial, o governo brasileiro informou que o ” presidente Biden condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder. Os dois líderes comprometeram-se a trabalhar juntos em temas enfrentados pelo Brasil e pelos Estados Unidos, entre os quais mudança do clima, desenvolvimento econômico, paz e segurança”.
Mais cedo, o assessor de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, afirmou que Biden deveria conversar com Lula “em algum momento”, mas disse que não havia telefonema agendado.
No domingo, 8, Biden já havia condenado a ação dos golpistas nas redes sociais e reforçou apoio às instituições democráticas brasileiras. Na postagem, o presidente americano chamou os atos de “atentado à democracia e à transferência pacífica do poder no Brasil”.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Terra