Jerônimo Rodrigues, do PT, e ACM Neto, do União Brasil, vão disputar o governo da Bahia no segundo turno das eleições 2022. O resultado foi matematicamente confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (2). Nenhum dos candidatos obteve votos válidos suficientes para decidir a eleição no primeiro turno.
Com 98,50% das urnas apuradas, o petista recebeu 49,27% dos votos válidos. O candidato do União Brasil conquistou 40,91%.
Segundo a última pesquisa Datafolha, ACM Neto liderava as intenções de voto, com 51%, enquanto Jerônimo tinha 38%. O Instituto Ipec também apontava liderança do candidato do União Brasil, com 51%, e o petista com 40%.
João Roma, do PL, ficou em terceiro lugar, seguido por Kleber Rosa (PSOL).
Otto Alencar (PSD) foi eleito, mais uma vez, senador pela Bahia. O senador, que é médico, ganhou notoriedade nacional ao participar da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID.
Uma das discussões do médico acabou ganhando notoriedade nas redes sociais depois dele ter acusado a médica Nise Yamagushi de má conduta médica.
Otto foi três vezes deputado estadual pelo estado. Uma vez governador da Bahia e outras duas vezes vice-governador. Foi eleito senador em 2015.
Fonte: Estadão
Créditos: Polêmica Paraíba