O vice-prefeito de São Mamede, Francisco das Chagas Lopes de Souza Filho (União), tomou posse ainda nessa terça-feira (15) como prefeito interino da cidade, após o prefeito Umberto Jefferson (União) ser preso pela Polícia Federal (PF) no âmbito da operação Festa do Terreiro 2, também na terça.
A Câmara Municipal de São Mamede realizou uma sessão extraordinária para dar posse ao vice-prefeito. Em seu discurso, ele se disse triste pelas circunstâncias que o colocaram como prefeito interino.
“Assumindo aqui o compromisso, que foi feito com os nossos eleitores nas eleições passadas. Venho de forma muito sincera dizer a todos vocês que nesse momento meu coração se mostra um pouco triste. Não era dessa forma que gostaria de assumir”, falou.
A operação
A Polícia Federal deflagrou a operação Festa no Terreiro 2, que visa combater desvios de recursos públicos, direcionamento de licitações, corrupção e lavagem de dinheiro dentro da gestão municipal.
Foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão, sendo 5 em Patos e 1 em São Mamede. Além do prefeito, foram presos preventivamente Maxwell Brian, dono de empresa do consórcio, operador e suposto beneficiário do desvio de recursos; Josivan Marques, suposto articulador do esquema e responsável pela obra; e Eumar Carvalho Maia, dono da empresa que venceu a licitação.
Um outro investigado, Joao Lopes Neto, Presidente da Comissão de Licitação, é considerado foragido.
Os presos passaram por audiência de custódia ainda pela manhã da terça-feira e tiveram as prisões mantidas. Eles se encontram na Sede do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Patos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba