A Anistia Internacional comentou a entrevista do governador Wilson Witzel para o Estúdio I, da GloboNews e afirmou que a medida de autorizar o “abate” de criminosos de fuzil afronta a as legislações brasileira e internacional.
Durante a entrevista, Witzel disse que vai treinar um grupo de policiais capacitados para fazer disparos de longa distância contra os bandidos de fuzil. Também afirmou que vai assumir os riscos e defender os policiais nos tribunais após a morte de criminosos nesse tipo de situação.
“Nós vamos defendê-lo na Justiça. Eu não tô dizendo que ninguém vai deixar de ser processado. Ninguém tá sendo enganado aqui”, disse Witzel.
Segundo a Anistia Internacional, o “abate” afronta a legislação brasileira e internacional e desrespeita as regras de uso da força e de armas de fogo.
A ONG declarou ainda que autorizar previamente os policiais a atuarem de forma ilegal, violenta e violando direitos humanos só resultará em uma escalada da violência e colocará em risco a vida de centenas de milhares de pessoas, inclusive os próprios agentes da segurança pública.
Fonte: G1
Créditos: G1