O deputado estadual Anísio Maia (PT) divulgou nesta quarta-feira (30) um vídeo prestando solidariedade à Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (Aduf-PB) e criticando o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Veloso, que em meados deste mês, ameaçou desocupar o prédio onde a entidade está localizada.
“O reitor em vez de procurar mais verbas para a educação, melhorar e estimular a pesquisa na Universidade, passa a perseguir as entidades representativas da universidade”, criticou.
Segundo o parlamentar, Valdiney deseja calar as entidades da UFPB e transformar a instituição de ensino em um quartel. Anísio ainda chamou Valdiney de “reitor biônico”.
“O que o reitor quer na verdade é calar toda entidade representativa da UFPB. Nem no tempo da ditadura ocorreu ameaça desse tipo. Na verdade o reitor quer transformar a universidade em um quartel, e isso nós não vamos admitir”, prosseguiu.
No último dia 16, o reitor da UFPB determinou a desocupação dos prédios da Aduf-PB e do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintes-PB), alegando uma dívida acumulada de R$ 2,6 milhões de aluguel de cada uma das entidades. O reitor deu um prazo de 45 dias para que os imóveis de todos os campi sejam entregues.
À época, o presidente da Aduf-PB, Fernando Cunha, anunciou que as categorias iriam se mobilizar contra a medida e que haveria contestação judicial.
Veja o vídeo:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba