Debate dos vices

Alfinetadas e farpas marcam debate dos vice-prefeitos de João Pessoa

vices

Nesta segunda-feira (19) aconteceu na Rádio Verdade da Arapuan um debate mediado por Nilvan Ferreira com a presença dos candidatos a vice-prefeito de João Pessoa, presentes o vice do candidato Charliton Machado, Nelson Lira (PT), o vice de Cida Ramos, Wilson Filho (PTB) e o vice de Luciano Cartaxo, Manoel Júnior (PMDB) o vice de Victor Hugo não compareceu ao debate.

O debate começou com a apresentação dos candidatos na ordem de sorteio feito uma hora antes do inicio do debate.

No primeiro bloco os candidatos fizeram perguntas, com direito a réplica e tréplica.

Nelson Lira do PT, natural de Cajazeiras, perguntou a Manoel Júnior quais as políticas públicas propostas para crianças e adolescentes, Manoel Júnior respondeu “Nossa proposta é dobrar a meta de escolas em tempo integral e implantar a primeira escola bilíngue do nordeste no Alto do Mateus, cuidar da criança adolescente que será o cidadão do futuro”.

Nelson discordou do que o deputado Manoel Júnior relatou, “Segundo os dados da prova Brasil recentemente divulgados mostra que os nossos alunos não estão aprendendo na idade certa, principalmente em português e matemática, mostrando a falta de cuidado com nosso ensino”.

Na formulação da pergunta para o candidato Nelson Lira, Wilson alfinetou a gestão do atual prefeito “Em menos de quatro anos a gestão de Luciano Cartaxo devolveu setecentos milhões de reais por não ter projeto, por lentidão, por não ter compromisso com João Pessoa”.

Na réplica Wilson reproduziu uma frase dita em março pelo deputado Manoel Júnior a respeito da gestão do atual prefeito Luciano Cartaxo, de quem ele é vice , “A administração de João Pessoa padece, é um governo lento, moroso, e não tem compromisso com a questão da mobilidade urbana, por exemplo, o BRT que não saiu do papel, infelizmente não saiu do papel por pura incompetência administrativa”.

Ainda sobre a gestão atual Wilson disse “Se Cartaxo fosse fazer o trevo das mangabeiras com sua lentidão demoraria 20 anos para ficar pronto”.

Manoel Júnior perguntou a Wilson Filho sobre a política habitacional que ele e sua candidata pretendem criar, Wilson então respondeu, “No momento em que estamos vivendo, a politica tem que ser feita com a verdade dos fatos, não há espaço para mentiras, enrolação, é muito fácil dizer que o prefeito atual entregou mais de oito mil casas, sem listar casa por casa. Eu e Cida iremos construir 10 mil casas na nossa gestão se o povo nos der oportunidade, dinheiro não falta, a crise não é desculpa”.

“Quem falseia a verdade e o senhor, Wilson Filho”, rebateu Manoel Júnior.

Sobre segurança pública, Manoel Júnior disse que o governo peca nessa área e pergunta qual a visão de Nelson lira sobre o quadro de insegurança, Nelson responde “A questão da segurança é um problema de todos nós, não podemos abrir mão desse tema, instalar câmeras em escolas, iluminação pública principalmente comunidades carentes”.

Wilson Filho ao perguntar ao deputado Manoel Júnior, alfinetou citando mais uma vez frases do candidato a vice, “Essa questão da lagoa é gravíssima o relatório da CGU aponta desvios e superfaturamento na ordem de dez milhões de reais”. Falou isso e logo depois aceitou ser vice desse candidato, você encontrou o dez milhões de reais ou pelo menos as 200 mil toneladas de lixo que o prefeito tirou da lagoa?

Rebatendo, Manoel disse “Foi um contexto, tinha saído naquele momento o relatório da CGU da lagoa, comentei que a prefeitura precisava se explicar e se explicou, tanto que a CGU sanou todos os problemas advindos da construção da lagoa. É dor de cotovelo fazer essas relações”.

Com troca de farpas e alfinetadas o debate com os vices foi polêmico e intenso.

Fonte: Polêmica Paraíba com Arapuan