Eleições

ALAGOAS: Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil) vão disputar o 2º turno, Renan Filho (MDB) é eleito Senador

Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil) irão se enfrentar em segundo turno na disputa pelo governo de Alagoas, em 30 de outubro.

Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil) irão se enfrentar em segundo turno na disputa pelo governo de Alagoas, em 30 de outubro.

Com 100% das urnas apuradas no estado, Dantas teve 46,64% dos votos, enquanto Cunha registrou 26,79%. Os números foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A disputa no estado foi marcada por algumas particularidades. Nos bastidores, a batalha foi entre nomes fortes de Brasília: Arthur Lira (PP), atual presidente da Câmara Federal, da base do governo Bolsonaro e apoiador de Rodrigo Cunha, e o emedebista Renan Calheiros, ex-presidente do Senado que declarou apoio a Lula.

Dantas, que concorre à reeleição, assumiu a cadeira para um “mandato tampão” em maio, após eleições indiretas, e manteve no poder o grupo apoiado por Renan e pelo ex-governador Renan Filho (MDB), que renunciou ao cargo para se candidatar ao Senado.

Seu vice, Luciano Barbosa, também do MDB, que em situações normais assumiria a função, já havia renunciado em 2020, para concorrer ao cargo de prefeito de Arapiraca – e ele venceu o pleito. O terceiro na linha de sucessão, presidente da Assembleia Legislativa, e também do MDB, Marcelo Victor, abdicou da cadeira porque, caso assumisse, estaria impedido de renovar seu mandato como parlamentar.

Durante a campanha, houve também uma briga familiar. O ex-deputado Luiz Dantas, pai do atual governador e candidato à reeleição, apareceu em um vídeo de propaganda eleitoral do adversário do filho, Cunha, endossando suspeitas de corrupção sobre cargos comissionados envolvendo o atual governador. Na sua conta no Twitter, Dantas, o filho, publicou um vídeo dizendo que seu adversário, Cunha, “envergonha a política” e afirmando que o conteúdo havia sido manipulado.

Com 845.988 votos (56,92% dos votos válidos), os alagoanos elegeram Renan Filho (MDB) senador neste domingo (2).

Este será seu primeiro mandato como senador. Ele foi governador do estado por dois mandatos consecutivos, de 2015 até este ano. Também elegeu-se prefeito de Murici (AL), em 2004, e deputado federal, em 2010.

Natural de Murici, Renan Filho tem 42 anos. Veio para Brasília aos 16 anos e concluiu o ensino médio na capital, onde formou-se em ciências econômicas pela Universidade de Brasília (UnB) e trabalhou com o pai, o senador licenciado Renan Calheiros (MDB-AL).

Em 2013, concluiu um curso de extensão em políticas públicas direcionadas à primeira infância na Universidade Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos. No ano seguinte, aos 36 anos, foi eleito como o mais jovem governador da história de Alagoas, reelegendo-se em 2018.

Fonte: Agência Senado
Créditos: Polêmica Paraíba