O destaque de Leo Bezerra como vice-prefeito de João Pessoa traz à tona o debate dos chamados vices decorativos. Diferente do que acontece na maioria das vezes, Leo não tem deixado de aparecer e está sempre envolvido nas ações da Prefeitura e ao lado do chefe, Cícero Lucena. Filho de Hervázio Bezerra, Leo foi vereador de João Pessoa e líder da oposição na Câmara, lugar onde já teve atuação destacada.
Agora, frente à Prefeitura, Leo tenta seguir os passos exatamente de Cícero, que começou a vida pública como vice. A diferença é que Cícero foi vice-governador, na gestão de Ronaldo Cunha Lima. Depois disso, tornou-se governador, com a licença de Ronaldo para disputar o Senado e daí por diante tornou-se um dos principais atores da política no estado.
Outros vices também se destacaram na política a partir do cargo. O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, foi vice-governador antes de se tornar prefeito. Cartaxo assumiu o posto como vice de José Maranhão, após o então governador Cássio Cunha Lima ser cassado. Luciano já havia exercido mandatos no Legislativo, mas a experiência no Executivo foi explorada em sua campanha para a Prefeitura da capital.
Outro já citado que se projetou como vice foi Zé Maranhão. Em 1994, foi eleito vice-governador ao lado de Antônio Mariz. Maranhão já tinha experiência política e destaque no Legislativo e chegou ao Executivo como vice, após a morte de Mariz, Maranhão assumiu o governo da Paraíba.
Nomes que já tinham experiência no Legislativo ganharam destaque no Executivo a partir do cargo de vice. São alguns dos exemplos que Leo pode ter em mente. Atuação política, ele já coleciona e a juventude vem sendo colocada em prática na disposição que coleciona ao participar de eventos da Prefeitura. “Leo tá virando estrela”, destacou o prefeito Cícero Lucena em uma solenidade. Aliás, sempre de terno e gravata, a estrela mostra que o calor também não é um problema.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba