Manifestações pró e contra a ditadura militar (1964-1985) ocorreram em várias cidades do Brasil neste domingo (31), dia em que o golpe que instaurou o regime completa 55 anos.
O golpe de estado de 1964 precedeu um período de ditadura militar em que não houve eleição direta para presidente Brasil. O Congresso Nacional chegou a ser fechado, mandatos foram cassados e houve censura à imprensa. De acordo com a Comissão da Verdade, 434 pessoas foram mortas pelo regime ou desapareceram – somente 33 corpos foram localizados.
As manifestações ocorrem em meio a polêmica envolvendo o governo federal após o presidente Jair Bolsonaro determinar que o Ministério da Defesa fizesse as “comemorações devidas” pelos 55 anos do golpe.
Após a determinação do presidente, a Justiça Federal em Brasília chegou a proibir, seguindo um pedido da Defensoria Pública da União, que o golpe fosse celebrado pelas Forças Armadas. No entanto, outra decisão, também da Justiça Federal, liberou as comemorações.
Veja abaixo os locais que registraram manifestações:
Rio de Janeiro
Centenas de manifestantes se reuniram na Cinelândia, na região central, em um ato contra a ditadura.
São Paulo
Na capital, manifestantes realizam dois atos contra a ditadura. Um deles teve início nesta tarde da Avenida Paulista, na região central da cidade, e o outro, no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul.
Em Mogi das Cruzes, cerca de 50 manifestantes se reuniram para um ato contra a ditadura.
Distrito Federal
Em Brasília, houve um manifesto contra a ditadura durante a manhã. Os organizadores dizem que foram 600 participantes e a Polícia Militar, 450.
Minas Gerais
Duas manifestações, uma contrária e outra favorável à ditadura, foram promovidas em Belo Horizonte. O ato contrário à ditadura reuniu centenas de pessoas na Praça da Liberdade, região centro sul da capital mineira.
Um outro grupo, com aproximadamente 50 pessoas, também se reuniu em Belo Horizonte em comemoração ao que chamam de “movimento cívico-militar de 1964.”
Ceará
Um grupo de manifestantes se reuniu nesta tarde no calçadão da Praia de Iracema, em Fortaleza, em ato contra a ditadura militar.
Santa Catarina
Florianópolis, Joinville e Balneário Camboriú registraram manifestações contra a ditadura militar. Em Joinville, a organização do protesto afirmou que havia 150 pessoas. Em Balneário Camboriú, os organizadores também informaram que o número de participantes era de 150. Em Florianópolis, o ato reuniu cerca de 30 pessoas.
Pernambuco
Um grupo se reuniu em manifestação contra a ditadura na Rua da Aurora, no Centro do Recife.
Goiás
Cerca de 100 pessoas fizeram um ato a favor da ditadura pela manhã em Goiânia, no centro da cidade.
Pará
Na praça da República, em Belém, cerca de 100 pessoas se reuniramem protesto contra a ditadura.
Rio Grande do Sul
Um grupo se reuniu na Redenção, em Porto Alegre, para protestar contra a ditadura militar.
Tocantins
Um grupo de manifestantes fazem um ato em Palmas, contra a ditadura militar.
Fonte: G1
Créditos: G1