A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participou, na manhã desta sexta-feira (6), da homenagem ao sesquicentenário de nascimento do ex-presidente da República, o paraibano Epitácio Pessoa. O evento aconteceu no Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e contou com uma palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin.
De acordo com o deputado João Gonçalves, Epitácio Pessoa foi lembrado pela sua grande atuação no cenário político brasileiro. “O ex-presidente Epitácio Pessoa, natural de Umbuzeiro, foi um homem de atuação notável no país. Como paraibano, me sinto honrado em representar a Assembleia Legislativa junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba”, destacou.
O ministro Herman Benjamin lembrou de como a educação foi uma importante aliada na vida de Epitácio Pessoa. “Epitácio Pessoa, órfão de pai e mãe aos oito anos, através da educação, conseguiu alcançar todos seus objetivos e galgar postos importantes na história. Por isso, precisamos enfatizar a importância da educação na vida das pessoas. A educação precisa, cada vez mais, ser investida no país”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, lembrou que o Tribunal é o guardião dos restos mortais de Epitácio Pessoa e não poderia deixar de fazer uma comemoração como vem fazendo ao longo deste ano. “Epitácio Pessoa foi embaixador do Brasil, foi político, jurista, ministro, deputado, senador e presidente da República, é um dos brasileiros que mais ocupou cargos públicos em toda a história do Brasil”, ressaltou.
Também participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Arthur Cunha Lima; do promotor de Justiça Valberto Lira, representando o Ministério Público Estadual, desembargadores, juízes e do diretor regional da Empresa Brasileira dos Correios, José Antonio Trajano, que fez o lançamento do selo comemorativo ao 150 anos de nascimento de Epitácio Pessoa.
Ascom