Esta é a 25ª edição dos “Cabeças” do Congresso Nacional, que na definição do DIAP, são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, se destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
“Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”, destaca-se na definição da publicação.
A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, isto é, entre fevereiro e julho de 2018. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da publicação.
A Paraíba conta com três nomes, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o deputado Efraim Filho (DEM).
A classificação do DIAP também destaca a principal habilidade dos parlamentares. Aguinaldo e Efraim são colocados como articuladores e o senador Cássio como negociador. Outras habilidades são formulador, debatedor e formador de opinião.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 65 são deputados e 35 são senadores.
Distribuição partidária
A elite do Congresso Nacional está assim distribuída partidariamente nas 2 casas legislativas — Câmara e Senado:
– PT – 13 deputados e 6 senadores na lista;
– PSDB – 7 (D) e 7 (S);
– MDB – 4 (D) e 8 (S);
– DEM – 9 (D) e 2 (S);
– PP – 6 (D) e 2 (S);
– PCdoB – 5 (D) e 1 (S);
– PSB – 3 (D) e 2 (S);
– PSol – 4 (D);
– PDT – 2 (D) e 1 (S);
– PR – 2 (D) e 1 (S);
– PSD – 2 (D) e 1 (S);
– PTB – 2 (D) e 1 (S);
– PTC – 1 (S);
– Rede – 1 (D) e 1 (S); e
– Avante, Pode, PPS, PSC, PV e SD, cada 1 tem 1 deputado na lista.
Fonte: Polêmica Paraíba e DIAP
Créditos: Polêmica Paraíba e DIAP