levantamento

PRIMEIRO ANO DO LULA TRES: Veja os prós e contras; do avança do PIB aos cortes no Capes - ENTENDA

No discurso de vitória o presidente prometeu reconstruir o país. Vamos analisar essas mudanças e os prós e contras do terceiro mandato de Lula.

Foto: Marcelo Oliveira

Em 30 de outubro de 2022, Lula vencia o segundo turno das eleições. O Polêmica Paraíba, fez um pequeno levantamento de como está o país após 1 ano do resultado das urnas. No discurso de vitória o presidente prometeu reconstruir o país. Vamos analisar essas mudanças e os prós e contras do terceiro mandato de Lula.

Saúde

Prós

Saúde é uma das pastas que tem recebido grandes investimentos, em julho foi anunciado mais de  R$ 200 milhões para saúde mental, com investimento nos serviços residenciais terapêuticos (SRT) e para os centros de atenção psicossocial (Caps). O presidente também sancionou lei do Mais Médicos com criação de 15 mil novas vagas em 2023. Uma das prioridades do governo é reerguer o Programa Nacional de Imunização.

Contras

Algo que gerou uma repercussão negativa para o ministério da Saúde, foi uma apresentação de dança “inapropriada” que aconteceu em um evento da pasta, onde uma mulher rebola e mostra a calcinha no palco.

Educação

Prós

O governo vem investindo em projetos na educação básica. Com mais de 5 mil obras incluídas no Pacto Nacional pela Retomada das Obras nas Escolas. Além disso, oforam reajustados  os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em até 39%, beneficiando 40 milhões de alunos de cerca de 150 mil escolas públicas.  O Programa Escola em Tempo Integral vai ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas.

Contras

Já na educação de nível superior o governo Lula (PT) deu um deslize ao bloquear R$ 116 milhões do orçamento da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) deste ano. As restrições orçamentárias impostas ao órgão, um dos principais responsáveis por fomentar a pesquisa no país, preocupou entidades científicas.

Ao assumir a Presidência, Lula prometeu a retomada de investimentos na área da ciência e tecnologia e, em menos de dois meses, anunciou o reajuste do valor das bolsas para mestrado e doutorado no país. Por isso, a retirada de recursos da Capes surpreendeu o setor.

Economia

Prós

  • Lula tem o maior avanço do PIB, na divulgação de resultados do primeiro trimestre foi registrado um crescimento de 1,9% em relação ao trimestre anterior, baseado na arrancada do setor agrícola. Apesar de parecer um avanço tímido, foi o maior avanço para os primeiros meses de um novo governo desde 1999.
  • Uma bola dentro do governo Lula foi o programa Desenrola, um projeto de renegociação de dívidas do governo federal com a participação dos bancos, lançado em 17 de julho. Com a adesão dos contribuintes.

Contras

  • A combinação de promessas a eleitores e apoiadores não cumpridas aliada à persistência em erros estratégicos na implementação do plano de governo tem impedido avanços significativos na economia, nas relações parlamentares e na política externa.
  • Após o presidente dizer que não tem compromisso em zerar o deficit primário das contas públicas do governo em 2024, o Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), acentuou a queda. Lula disse que “dificilmente” cumprirá a meta fiscal em 2024. Também declarou que não precisa ser “zero“. O petista defendeu que o mercado financeiro é “ganancioso” e que não quer começar o ano que vem cortando “bilhões” de obras e investimentos prioritários.

 

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba