foto

Arimatea Sousa

Pinga-pinga

O prefeito de Jacaraú, João Ribeiro (PMDB), declarou ontem apoio ao projeto de reeleição de Ricardo Coutinho.

Peregrinação

Ao participar ontem da reunião do diretório estadual do PMDB, o ex-prefeito Veneziano disse que a conversa teve como “propósito central estabelecer a agenda de visitações”.
“Vamos percorrer o maior número de municípios que possamos alcançar até a formatação final de nosso programa de governo”, assinalou.

Questões pontuais

“Tratamos também de particularidades do PMDB em alguns municípios e de estratégias”, completou o militante.

Recepção

O ´V´ frisou que “sempre fiz questão de ressaltar a necessidade que o PMDB tem de buscar e acolher as ideais da sociedade para cada um dos assuntos que compõem um plano de governo”.

Diferenciado

Veneziano avisou que – como pré-candidato a governador – pretende apresentar “uma alternativa diferenciada do atual modelo de gestão. É esse o nosso compromisso e o nosso dever para com o Estado”.

Sem tensões 

O ´V´ vocalizou o discurso da pulverização de candidaturas na oposição: “Se o PT apresentar um nome, ótimo. Se o ex-prefeito Luciano Agra também se dispuser a sê-lo, ótimo. Não há nenhum tipo de prejuízo, podem ter absoluta certeza disso”.

Cabeça de chapa

Conforme o ex-prefeito, “a preço de hoje, nós precisamos entender que é até sugerível que haja duas ou três opções nessa disputa. O fato é que o PMDB estará efetivamente na disputa e não pode abrir mão”.

Invariável

José Maranhão, presidente do PMDB/PB, encarou na sua passagem ontem pelo diretório recorrentemente a mesma pergunta: se poderia ser candidato a governador.
“Todos sabem que o nosso candidato é Veneziano”, rechaçou.

Fato consumado

Zé acrescentou que “ao que sei, eu não manifestei essa intenção (disputar o governo) a ninguém. Pelo contrário, quem lançou a candidatura de Veneziano fui eu”.
“Na minha cabeça não existe nenhuma dúvida sobre isso”, sublinhou adicionalmente.

Vacinados

O ex-governador comentou que “os peemedebistas estão muito imunizados contra o germe, o micróbio da dissensão”.

Oportunismo

Zé registrou que “na hora de sustentar a bandeira da oposição existem muito mais dificuldades do que quando se está no governo. Muitas pessoas que estão mais severas com o PMDB e a sua direção, evidentemente não estariam assim se o partido estivesse no Governo do Estado; se Maranhão fosse o governador” – numa velada alusão ao ex-senador Wilson Santiago.

Muxoxo

Enquanto isso, o deputado Wilson Filho lamentou a falta de convite para a reunião de ontem: “Eu nunca falei da minha saída do partido. Sou pessoense, filiado ao PMDB, mas venho sendo minimizado e desprezado pelo meu partido”.

Reino animal

Volto a Zé. José Maranhão foi mais incisivo na direção do outrora correligionário: “As pessoas são como os gatos: gostam da casa, e não da família que habita naquela casa”.

Quem o PT quer

O jornal Correio Braziliense divulgou declarações do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), segundo as quais “o PT quer apoiar Aguinaldo (Ribeiro) para governador contra a reeleição de Ricardo Coutinho”.

Noutras palavras: o bloco PP, PT e PSC criado embrionariamente na Assembleia Legislativa, se depender das cúpulas nacionais do PP e PT servirá para respaldar a candidatura do ministro das Cidades ao governo.

Discurso e…

Aguinaldo – que desembarcou na Paraíba, na quinta-feira, lamentando a antecipação do calendário eleitoral e realçando que 2013 deve ser um ano administrativo – se reuniu posteriormente com os deputados dos três já citados partidos e com o prefeito Luciano Cartaxo (PT-JP).

… Prática

No final de semana, em Campina, a agenda do ministro foi novamente recheada de política, conversando com deputados, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de diversas regiões do Estado.

Deputados

Alguns deles: Carlos Batinga (PSC), Manoel Ludgério (secretário de Articulação Municipal da PB, do PSD); Léa Toscano (PSB); e José Aldemir Meireles (PEN).

Prefeitos

De Cacimba de Dentro, Edmilson Gomes (PSDB); de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB); de Baraúnas, Alisson José Silva (PMDB); de Pocinhos, Cláudio Chaves (PMN); de Lagoa Seca, José Tadeu Sales (PSC), além do suplente de deputado Peron Japiassu (PT) e o ex-deputado Álvaro Neto.

Anda sumido o senador Cássio…