Wilson Filho usa verba da Câmara para firmar contrato com empresa da família Sarney

O deputado federal Wilson Filho (PMDB) terá muito o que explicar nos próximos dias. Ele está sendo citado entre parlamentares que estariam usando verba da Câmara Federal para firmar contrato com empresa de Comunicação pertencente a Gabriel Sarney, neto do presidente do Senado Federal José Sarney (PMDB). Segundo matéria publicada na Folha de São Paulo, todos os parlamentares têm direito a uma verba mensal para custear despesas ligadas ao exercício de seu mandato, mas o regimento interno da Câmara proíbe empresas de parentes do deputado até o terceiro grau de receber esse dinheiro.

Gabriel Sarney é um dos três sócios da Ideaspread Participações, criada em agosto do ano passado e registrada no mesmo endereço da Metagov, numa sala comercial, em Moema (zona sul de São Paulo). Desde o ano passado, a Metagov recebeu pelo menos R$ 260 mil de gabinetes de deputados, segundo prestações de contas disponíveis no site da Câmara.

Além de Wilson Filho (PMDB) outros deputados usaram verbas da Câmara para pagar a empresa, entre eles Júlio Delgado (PSB-MG), Romário (PSB-RJ), Roberto Freire (PPS-SP) e Renan Filho (PMDB-AL).

Gabriel dá expediente no escritório e usa um e-mail da Metagov para contatos. Até a quinta-feira (8), o perfil da Ideaspread no Facebook apresentava a Metagov como uma empresa “controlada pela Ideaspread”.