O deputado federal Wilson Filho (PMDB), preocupado com o fechamento de postos da Conab no Sertão da Paraíba, se reuniu com ministros do Governo Federal e presidente da Companhia, durante a tarde desta quara-feira (11), em Brasília, para reabertura dos polos.
O peemedebista esteve com os ministros da Agricultura, Antônio Andrade, do Desenvolvimento Agrário, Várzea Grande, Relações Institucionais, Ideli Salvatti e com Gleisi Helena Hoffmann, da Casa Civil. Wilson Filho ainda se reuniu com Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da ANA e diretores da Conab.
Na visita ao presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Medeiros, o deputado pediu explicações sobre a interrupção dos trabalhos nos armazéns de Souza, Catolé do Rocha e Itaporanga. Medeiros revelou que o corte de verbas causou a interrupção do trabalho das três unidades.
“O problema é financeiro, houve corte de recursos federais. Mas, repassei para o presidente a realidade da seca no Sertão da Paraíba e problemas com a falta de água, as dificuldades para a criação do gado e todas as coisas que envolvem a seca. A desativação dessas unidades de Sousa, Catolé do Rocha e Itaporanga só pioraria a situação”, disse Wilson Filho.
Wilson Filho revelou que a ministra Ideli Salvatti adiantou que dará uma resposta sobre o fechamento das unidades na próxima sexta-feira (13), durante evento do Governo Federal, em João Pessoa.
Com o encerramento das unidades nas três cidades, os agricultores terão que se deslocar até o armazém de Patos para comprar os produtos. Com o encerramento da Conab em Sousa, agricultores de 24 municípios ficaram prejudicados. “Não podemos regredir nos direitos dos agricultores, ao invés de avançar. Milhares de agricultores ficaram prejudicados e muitos deles que não têm condição de deslocamento não terão como chegar até Patos para adquirir os produtos”, comentou o deputado federal.
O deputado revelou que vem recebendo constantes ligações de vereadores e lideranças comunitárias preocupados com o encerramento das atividades da Conab nas três cidades paraibanas. “A situação é preocupante e vamos tentar barrar que postos da Conab sejam fechados no Sertão paraibano. A notícia tem se alastrado no interior e pequenos agricultores estão assustados com o possível fechamento das unidades”, disse Wilson Filho.