Voto secreto na Assembleia está com dias contados

foto

A discussão sobre o fim do polêmico voto secreto no Legislativo enfim chega à Paraíba. Acontece que o deputado Jutay Meneses (PRB) garantiu ter pronto o projeto que prevê o fim da situação na Assembleia Legislativa.

“Está na hora de defendermos nossas ideias de forma aberta, cada um mostrando a independência de suas convicções”, justificou Meneses, durante entrevista nesta quarta-feira (17).

Ainda defendendo sua tese, Jutay destacou a importância do fim do sigilo quando o foco é a transparência dos atos parlamentares. Na sua ótica, é necessário que os legisladores deixem claras suas posições para que o povo possa julgá-las.

“A intenção é saber a posição de cada um; saber se o discurso que ele usa está em acordo com o que ele vota”, afirmou Meneses, que destacou: “O voto secreto não cabe mais no cenário democrático atual”.

Mesmo com o texto em fase de correções finais, são necessárias 12 assinaturas para que o projeto seja encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Apesar da exigência regulamentar, Jutay se mostrou tranquilo quanto a isso e garantiu que conseguirá as rubricas sem grande esforço.

“Estarei conversando com os colegas, mas, pelas manifestações de ontem na Assembleia, com pouco tempo teremos as doze assinaturas”, declarou Jutay, acreditando que ainda hoje o projeto será acolhido para a análise na CCJ.