Polêmicas

Vocabulário Eletrônico

Bruno Filho

As notícias que chegam do ENEM são preocupantes.Não vou me referir apenas à Paraíba,mas aos resultados apresentados no Brasil inteiro, as médias muito baixas e mais uma vêz as escolas particulares bem à frente das escolas públicas, o que é muito ruim, demonstrando um Estado fraco.

Sei que os motivos desse resultado são muitos: financeiros, administrativos, de organização e métodos e principalmente pela questão social. Somos a economia mais emergente do Mundo, mas continuamos sendo campeões em desigualdades sociais.

Existe um outro.Que ainda não deslanchou negativamente em sua totalidade, mas que trará péssimos resultados nos próximos 10 anos.

O novo mundo que vivemos eletronicamente.Nossas crianças não sabem escrever,só sabem teclar…não sabem ler, apenas compartilhar e curtir…

Acabaram as canetas, acabaram os cadernos, ninguém mais lê um livro, ninguém senta ao lado dos mais velhos para ouvir histórias de vida.Não há mais convivência, são apenas aparelhos eletrônicos nas mãos acompanhados das temíveis redes sociais,meu Deus do céu !
Reconheço a importância das tais redes para rapidez na informação, realmente são imbatíveis, mas só para isso. Não carregam nenhum conteúdo, trazem apenas gente bonita se mostrando,vida feliz e sem problemas,terras aonde não se precisa de dinheiro e de estudo, apenas de uma fotografia bem tirada.

Tem também o lado negativo das piadas de mau gosto, comparações infelizes, aberrações da natureza e muitas outras facetas pertinentes.Não consigo ver nada que sobre de tudo isso, a não ser ,repito,a informação que corre para milhões de pessoas em segundos.

Um dia eu disse e confirmo…o Mundo vai acabar através das redes sociais.Não será com guerras,efeito estufa,buraco de ozônio, nada disso.No momento em que a pessoa confessa a outras milhões a hora que vai jantar,dormir,tomar banho,suas particularidades,é o final dos tempos.

Junta-se a isso, “google map”,”google street”, e quaisquer outros “googles” e chegamos ao caos.Registrem aí,é cômico se não fosse trágico.É a desinformação cultural misturada com um balaio de fofocas da vida dos outros.Bem, vamos voltar ao essencial,o estudo fazendo o mote.

Quanto menos cultura,menos trabalho…quanto menos trabalho, menos crescimento…quanto menos crescimento,menos renda…quanto menos renda,mais tempo ocioso…quanto mais tempo ocioso,mais tempo para redes sociais…resumindo,indo do nada a lugar nenhum.

Pais,ainda há tempo.Tirem seus filhos dessa vida, coloquem suas crianças para ler e conversar.Chega de curtir e compartilhar.Vamos estudar.Aprender a falar, aprender a ouvir, e assim iremos crescer.Caneta na mão,as pessoas precisam ter caligrafia,conhecer parágrafos e saber pelo menos o que é um travessão.

Sei que para muitos posso parecer museu…não sou não, raciocinem sobre isso e avaliem o quanto está atrapalhando a vida dos mais jovens.Não somos nós,são aqueles que virão por aí e que responderão pelo futuro da humanidade.Hoje pode ser utopia, amanhã realidade.Salvem nossos filhos e netos !

Bruno Filho,jornalista e radialista,apresentador que acredita ainda no “Ditado” e na “Redação”.

[email protected]
Twitter:BrunoFComenta