Vital quer surpreender

Por Laerte Cerqueira

dilmavital

Diferente do que muitos imaginavam, Vital do Rêgo Filho (PMDB) não vai apenas cumprir tabela, entrar na disputa por honra ou, apenas, instalar um palanque para a presidenta Dilma (PT) por aqui. O senador parece que quer, em meio a uma possível polarização entre PSDB e PSB, surpreender na votação e tornar o seu apoio ainda mais valioso. Em algum momento isso vai acontecer. Apesar de ter gestado uma candidatura dentro conflitos internos, açoites de supostos aliados e dúvidas, mantém-se firme na proposta. Espera de dedos cruzados a decisão da Justiça Eleitoral sobre a aliança impositiva com o PT e se arma da forma que pode. Uma delas é mostrar para todo mundo que é o queridinho da presidenta e é com apoio dela que vai colocar o bloco na rua.

Numa reunião, ontem, em Brasília, mandou mais um recado. Passou mais de uma hora com seu amuleto nacional. Pelo que disseram os interlocutores, a conversa foi excelente. Com promessas de apoio e fidelidade em qualquer cenário e compromisso de ajuda nos futuros impasses. No programa de governo do PMDB, apresentado no registro da candidatura, Vital propõe a execução de obras que precisam de apoio irrestrito do governo federal, como a duplicação total da BR-230 até Cajazeiras, ampliação e construção de aeroportos para fortalecer a aviação regional, modernização do sistema ferroviário e portuário. Na prática, são projetos que só saem do papel se o governo federal não só avalizar, mas tornar a iniciativa de tirar do papel.
O aval da presidenta potencializa o discurso de campanha de Vital. Uma foto sorridente ao lado dela, demonstra confiança e é uma boa “peça” para, no início desta campanha, reforçar que não está só. A incerteza sobre a aliança com os petistas do estado, a debandada de alguns prefeitos para os socialistas e os tucanos parecem problemas menores. Em momento de devaneio e otimismo, parecem. O fato é que Vital quer pontos percentuais e usa armas que possui. Não tem o que perder e quanto mais longe for, mas forte sai. Uma primeira pesquisa com seu nome na lista de candidatos deve sair nos próximos dias e será um bom “termômetro” para saber como ele entrou, como ela vai e até onde ele pode chegar.


De costas

Como se nada tivesse acontecendo e “de costas” para a movimentação do PMDB, o PT paraibano definiu os coordenadores da campanha de Dilma, aqui no estado, na aliança com o PSB.

Escolhidos 
Foram escolhidos o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, o presidente da Executiva Estadual do PT, Charliton Machado, e a vice-presidente, Giucélia Figueiredo.

Enfim
O governador Ricardo Coutinho (PSB), enfim, agiu de forma sensata no caso da demissão dos auxiliares do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD).

Readmitiu
Ele decidiu não recorrer e cumprir a determinação da Justiça que mandou “readmitir” todos os 23 servidores do gabinete de Rômulo. As demissões foram depois do vice romper com RC para apoiar Cássio


Limpeza

Mais de 200 gestores públicos da Paraíba são considerados inelegíveis pelo TCE. As contas foram julgadas irregulares entre 5 de julho de 2006 a 05 de junho deste ano . O presidente, conselheiro Fábio Nogueira, encaminhou ao TRE e à Procuradoria Regional Eleitoral a lista completa com 804 nomes. Os órgãos tentam trabalhar de forma integrada para fazer a limpeza logo no início.
Centralização
Centralizar nas mãos do procurador-geral do estado o poder de entrar com ação civil pública, pedidos de improbidade e ação popular contra agentes públicos, bem como representar o estado em ações no TCE e no MPPB, vai de encontro à realidade de uma sociedade democrática.

Sem risco
O Tribunal de Justiça, ontem, ao anular os efeitos da centralização do poder, não só impôs uma derrota ao governo do estado, que fez a “proposta”, como reforçou a tese de que é hora de distribuir poderes, sem eliminar direito à polifonia e ao contraditório.
Denúncia

De olho na propaganda eleitoral irregular, o juiz Ricardo da Costa Freitas vai reunir, hoje, representantes das polícias Militar, Federal, Rodoviária Federal e secretaria de Segurança Pública para pedir que auxiliem na fiscalização. O disque-denúncia já está disponível: 3512-1001.

Riscos

Dilma manteve os planos, segundo a assessoria. Vai entregar a taça da Copa do Mundo ao campeão, domingo, no Maracanã. Sabe dos riscos: vaia e, infelizmente, xingamentos.
Adiado

O julgamento de uma denúncia contra o juiz Antônio Sérgio Lopes foi suspenso, ontem, depois de um pedido de vista. Ele é acusado de participar de um suposto esquema irregular de multas. As denúncias são da corregedoria geral de Justiça.


Na pauta

Nesta sexta-feira, a corte do TRE vai julgar processo que pode tornar a deputada estadual Daniela Ribeira (PP) inelegível. As acusações são referentes às eleições de 2012. Está na pauta.