O senador Vital do Rêgo (PMDB) lamentou, nesta terça-feira (23), a indiferença do governo paraibano com o movimento grevista da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Vital informou que a paralisação já dura mais de 50 dias e atinge mais de 20 mil alunos.
– Constrange, aflige, angustia, constatar que mais de 20 mil alunos padecem com a indiferença destinada ao movimento grevista na UEPB. Servidores técnico-administrativos, docentes, reclamam reajustes salariais – protestou o senador.
Vital do Rêgo informou que, de acordo com o reitor da universidade, Rangel Júnior, o orçamento disponibilizado para a instituição em 2013 é menor do que o executado em 2012, o que impossibilita a administração central de conceder os reajustes solicitados pelos profissionais.
De acordo com o senador, o reitor da universidade teria informado, ainda, que a peça orçamentária enviada pelo governo do estado prevê redução de R$ 68 milhões para a instituição. Vital se mostrou indignado com a redução, já que, segundo ele, notícia veiculada na imprensa revela que houve um aumento de 450% no orçamento destinado a publicidade do Poder Executivo.
– Enquanto o Poder Executivo gasta 450% a mais em publicidade, reduz o orçamento da universidade estadual em 68 milhões [de reais] de um ano para outro – protestou.
O senador leu parte do manifesto dos estudantes do UEPB que pede o respeito da reitoria e do governo do estado para com aqueles que lutam por uma universidade democrática e transparente e afirma que as reivindicações não são simples pedidos, mas direitos garantidos na Constituição federal.