Presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga irregularidades na Petrobras, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi indicado nesta terça-feira (25) para uma vaga de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).
Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-PB), ele foi o único inscrito para a vaga do ministro José Jorge, obrigado a se aposentar porque completou 70 anos no último dia 18. O prazo se encerrou nesta terça.
O novo ocupante da cadeira herdará a relatoria dos processos de investigação da Petrobras, entre eles o que avalia prejuízos na compra da refinaria de Pasadena (EUA).
A oposição acusa o presidente da CPI de blindar o Planalto e a Petrobras nas investigações. Ele nega.
O nome de Vital do Rêgo será submetido à análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Se aprovado, ainda terá de passar pela análise do plenário do Senado.
A indicação do peemedebista foi apresentada à Secretaria-Geral do Senado com apoio de líderes do PMDB, PP, PSD, PV, PTB, PR e DEM, que reúnem 40 senadores.
Inicialmente, o Planalto trabalhava para lançar o nome da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) para o posto, mas a petista enfrenta forte resistência no Congresso. Ex-senadora e ex-ministra das Relações Institucionais da presidente Dilma Rousseff, Ideli colecionou desafetos, especialmente no PMDB.
Se for confirmado para a vaga, Vital poderá ficar 19 anos na corte. TCU é composto por nove ministros, sendo 3 indicados pela Câmara, 3 pelo Senado e 3 pelo presidente da República.
Folha de S.Paulo