Vital do Rêgo anuncia eventos que marcarão o centenário de Pedro Gondim

pedro gondim No ano do centenário de nascimento do ex-governador Pedro Gondim, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse que a Paraíba vai celebrar a memória de um grande homem público que dedicou a sua vida em favor dos paraibanos. Segundo ele, uma série de eventos marcarão a data histórica, a exemplo de palestras, seminários e um documentário.

Vital disse que tem muito orgulho de ser neto de Pedro Gondim, um grande homem público que se notabilizou pela a coragem de lutar em defesa dos interesses da população.

Com sentimentos de saudades, Vital anunciou uma série de eventos que serão realizados ao longo do ano como forma de prestar homenagem ao ex-governador da Paraíba. Segundo ele, haverá um resgate da memória e importância do ex-deputado estadual e federal e ex-governador do Estado.

Voltando no tempo, Vital lembrou do slogan de campanha mais histórica e épica da Paraíba “Tá com medo ou tá com Pedro” que deverá ser resgatado este ano na campanha de Veneziano Vital do Rêgo ao governo do Estado.

Para o senador este será um reconhecimento à história e ao homem publico que se notabilizou pela coragem de lutar em defesa dos interesses da população, mesmo quando teve que enfrentar forças antagônicas poderosas, do ponto de vista político e econômico.

Pai da deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) e avô do senador Vital do Rêgo Filho e do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo – todos nomes de destaque na vida política paraibana -, Pedro Gondim nasceu no dia 1º de maio de 1914, no Engenho Capim Açu, em Alagoa Nova/PB, e morreu na tarde do dia 26 de julho de 2005, aos 91 anos de idade. Seu corpo foi sepultado, com honras de Chefe de Estado, no lote 151 – quadra 04 do cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa.

No ano passado Pedro Gondim e seu pai o tribuno e deputado Antônio Vital do Rêgo receberam de volta em sessão solene no Senado seus mandatos tirados na ditadura militar. Em homenagem à memória do pai, a deputada federal Nilda Gondim fez um breve relato, por meio das mídias sociais, da história pessoal e política do ex-governador e suas semelhanças com seu filho Veneziano Vital do Rêgo.

Ela afirmou que, passados quase sete anos da morte de Pedro Gondim, a saudade permanece inalterada, como também permanecem inalterados os exemplos de ética pessoal e política que ele deixou para seus filhos, demais familiares e todos os cidadãos e cidadãs paraibanos comprometidos com a responsabilidade, a honestidade e a ética na vida pessoal e no trato com a coisa pública.

“Veneziano é este exemplo de um grande estadista de personalidade forte que acredita na democracia, em sua plenitude, como o regime que garante a liberdade do homem e de seus ideais; como o retrato fiel da verdade.

Pedro Gondim segundo ela, soube honrar o Poder Legislativo paraibano, com todas as letras do seu nome, deixando para a posteridade as grandes lições de civismo, de humildade, de liderança e de humanidade, que são seguidas pelos meus filhos.