Não consegue assistir, clique aqui
O mapa da violência 2012 divulgado hoje pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade racial, em Brasília, revela que a Paraíba está dentre os quatro estados que se destacaram pelos ‘pesados aumentos de vítimas negras’.
Na Paraíba, um branco assassinado para cada 19 negros. Já João Pessoa apresenta uma taxa de homicídios negros de 104,7 em cada 100 mil negros, e por cada branco que é assassinado, proporcionalmente morrem 29 negros pela mesma causa.
Na lista dos quatro primeiros colocados do país em número de assassinatos de pessoas negras, a Paraíba ocupa o terceiro lugar, ganhando apenas para o Rio Grande do Norte, sendo superado apenas pelos estados do Pará e da Bahia.
Ainda segundo o relatório, individualmente, Bahia, Paraíba e Pará foram as unidades que tiveram maior crescimentos no número de homicídios negros, mais que triplicando em 2010 os números de 2002.
De acordo com o mapa, os estados de Alagoas, Espírito Santo e Paraíba são os que apresentaram as maiores taxas de homicídios negros: 80,5; 65,0 e 60,5; respectivamente para cada 100 mil negros.
Para os especialistas, são níveis altamente preocupantes que contribuem para que a região Nordeste suba para a segunda colocação dentre as regiões do país que evidenciaram maior crescimento no número de homicídios de pessoas negras entre os anos 2002 e 2010.