Violência: Dados oficiais mostram que 4 pessoas são assassinadas por dia na Paraíba

maoarmada

Em oito meses (de janeiro a agosto) 940 pessoas foram assassinadas na Paraíba (quase quatro, por dia), 277 delas em João Pessoa. Apesar do número de ocorrência de crimes violentos letais intencionais (CVLI) – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte – o índice é 7,5% menor do que o registrado no mesmo período de 2013. As regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande continuam concentrando a maior quantidade de crimes. Alto do Céu e Varadouro continuam entre os bairros mais perigosos de João Pessoa, comparando os dois levantamentos divulgados este ano.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Claudio Lima, informou que de janeiro a agosto de 2013 foram 1.016 mortes no Estado. “O número reduziu em 7,5%, porque estamos com um trabalho contínuo na segurança do Estado”, disse.

Ele disse ainda que, em João Pessoa, a redução foi maior, pois, no mesmo período de 2013, foram 368 homicídios e, em 2014, 277, 24,7% menos. Os dados fazem parte do Mapa da Violência do Programa Paraíba Unida pela Paz. O documento completo não foi divulgado.

Entre maio e agosto foram 471 homicídios na Paraíba, número bem semelhante ao primeiro quadrimestre, que foi de 469. Em João Pessoa, foram 129 nos primeiros quatro meses e 148 no segundo quadrimestre. As regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande continuam sendo as que concentram o maior número de crimes. Isso é compreensível, levando em conta que as áreas concentram também mais habitantes.

Os dados de janeiro a agosto mostram que os bairros com maior concentração de assassinatos na cidade são: Alto do Céu, Mandacaru, Varadouro, Trincheiras, Funcionários, Grotão, Paratibe, Mussumagro. Já os dados de janeiro a abril mostravam que a maior parte dos homicídios aconteceram no Alto do Céu, Gramame, Mangabeira, Varadouro, Crus das Armas, Cristo, Paratibe e Alto do Mateus.

 

Correio da Paraíba