O vídeo da reportagem produzida pelo jornalista potiguar Wanderley Filho, fazendo um comparativo dos momentos distintos pelos quais passam atualmente os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, acabou viralizando e gerando muitos comentários nas redes sociais, depois que foi repercutido pelo Paraíba Já e compartilhado pelo deputado Kelps Lima (SD-RN) em sua página pessoal no Facebook.
A reportagem retrata o contraste existente hoje entre os dois estados vizinhos. Enquanto o Rio Grande do Norte, administrado pelo governador Robinson Faria (PSD), vive uma situação de caos em várias áreas, a Paraíba, conduzida desde 2011 pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), atravessa um dos melhores momentos de sua história.
Na reportagem, o jornalista Wanderley Filho, que nasceu na cidade de Parelhas (RN), mostra as estradas do Rio Grande do Norte completamente deterioradas, contrastando-se com as rodovias estaduais da Paraíba. “A malha viária do Estado (Paraíba) é hoje considerada a quarta melhor do Brasil”, pontuou.
As diferenças entre os governadores do Rio Grande do Norte e da Paraíba não se limitam ao campo administrativo. Robinson Faria é investigado em um inquérito autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
A PGR fez o pedido com base nas delações de ex-executivos da Odebrecht. Fachin autorizou inquéritos para investigar oito ministros, 24 senadores, 39 deputados e três governadores.
Segundo o Ministério Público, a Odebrecht Ambiental desejava desenvolver PPP’s (Parcerias Público-Privadas) de saneamento básico no Rio Grande do Norte e, por isso, a empreiteira doou R$ 350 mil ao governador Robinson Faria e à prefeita Rosalba Ciarlini “para eventual favorecimento em projetos relacionados a saneamento básico”.
Em 2010, Robinson foi candidato a vice na chapa de Rosalba e ambos acabaram eleitos. Robinson foi eleito governador em 2014 e Rosalba, prefeita de Mossoró em 2016.
O governador da Paraíba também teve seu nome citado nas delações de um dos ex-executivos da Odebrecht. Ao contrário do que ocorrera no Rio Grande do Norte, Ricardo Coutinho vetou a tentativa da construtora desenvolver PPP’s no Estado.
https://youtu.be/qrKvesSjCSM
Fonte: Paraiba já