Polêmicas

Vetos à vista

foto

Arimatea Sousa

Na mira do MP

Em sua versão eletrônica, a revista Veja divulgou ontem que o atual secretário de Administração do Estado, Gilberto Carneiro, virou “alvo de uma ação civil pública por improbidade administrativa”, que envolve a Desk, empresa fornecedora de assentos para estádios da Copa.

Origem

A publicação relata que o esquema envolvia 13 pessoas, entre elas Gilberto, ex-secretário de Administração de João Pessoa na gestão de Ricardo Coutinho entre 2008 e 2010.

Rombo

O MP afirma que foi implantado na cidade “um esquema de desvio de dinheiro público e enriquecimento ilícito que favoreceu as empresas e seus sócios, causando prejuízos milionários ao erário municipal”.

´Parceiras´

Além de Gilberto, outras ex-secretárias municipais também foram responsabilizadas: Ariane Norma Menezes de Sá e Roseana Maria Barbosa Meira.

Bloqueio

Além de pedir a quebra de sigilo fiscal e bancário dos acusados, o MP solicita a indisponibilidade de bens de cada um, acrescenta a revista.

´Esse cara é ele´

“Se existe uma pessoa que não pode reclamar nada do PMDB, essa pessoa é Wilson Santiago”.
Foi o que afirmou o presidente do PMDB/PB, José Maranhão.

Sem debandada

Zé acha que as defecções partidárias serão mínimas com a saída de Santiago, limitando-se aos seus aliados mais próximos.

Ruim de voto

“Na região de Wilson, nas últimas eleições, o PMDB sempre perdeu”, alfinetou JM.

Mandato

Maranhão disse que aguardará a posição do diretório nacional do PMDB e do suplente de deputado da vez, caso o deputado Wilson Filho deixe a legenda acompanhando o seu pai.

Foi ligeiro

Ainda na segunda-feira, dia em que anunciou o seu desligamento do PMDB, o ex-senador Santiago esteve com Ricardo Coutinho.

Designado

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, designou o ministro Dias Toffoli para ser o relator das instruções relativas às Eleições 2014.

Haja ouvidos

Durou SETE horas a reunião da bancada governista na Câmara campinense, na segunda-feira.
Em mais de cinco horas, com a presença do prefeito Romero Rodrigues.

Apelo

Na ocasião, Romero fez um balanço das ações mais recentes de sua gestão e pediu que a bancada aprove dois projetos que deverão entrar em pauta em breve: a proposta de gestão pactuada e a obrigatoriedade de os ocupantes de cargos comissionados entregarem as suas declarações de renda após a nomeação, como fazem os próprios vereadores quando da posse.

Em gestação

O prefeito também anunciou que até meados de maio remeterá ao Legislativo o projeto de reforma administrativa na PMCG.

Pleitos e…

Da parte dos vereadores, muitas reivindicações e demandas foram entregues a Romero.

… Queixas

Houve reclamações quanto à inacessibilidade de alguns auxiliares.

Os mais citados

Verônica Bezerra, secretária de Educação; Lúcia Derks, titular da Pasta de Saúde; e Giovanna Fernandes (Programa Fome Zero).

O detalhe

O vereador Lafite (PSC) participou da reunião do bloco governista.
Orlandino Farias (PSC) e Galego do Leite (PMN) justificaram o não comparecimento.

Fora de cogitação

Pura especulação. Foi o que disse o conselheiro Artur Cunha Lima, ontem, acerca das notícias de que poderia abreviar a sua aposentadoria do Tribunal de Contas do Estado.

Prenda

O PTB está em vias de ganhar um ministério, como forma de perder o ´encantamento´ com a pré-candidatura do governador Eduardo Campos (PSB-PE) a presidente.

Na agulha

O nome mais citado para o primeiro escalão da presidente Dilma é o do paraibano – senador pelo Piauí – João Vicente Claudino.

Peregrino

Uma espécie de gestão itinerante. Foi o que sinalizou ontem o ex-prefeito Carlos Antonio Araújo (Cajazeiras), ao recepcionar correligionários e o vice-governador Rômulo Gouveia em seu primeiro expediente como secretário de Interiorização do Estrado.

Ausente

Ou seja, Carlos pretende viajar bastante pelo interior e deixar as atribuições burocráticas da Pasta para o seu executivo, Fábio Maia, que não apareceu ontem.

Emendas que não vão vingar

O prefeito Romero deverá vetar parcialmente alguns projetos aprovados nos últimos dias pelo Legislativo.

Entre eles, a equiparação do salário de secretário com o de vereador. O primeiro deverá perceber R$ 11.200,00 mensais (a Câmara aprovou R$ 12.025,00), como propôs o Executivo.

Igualmente deverão ser vetadas as emendas feitas ao projeto que institui o 14º salário para o pessoal da Educação na PMCG.

Maranhão prepara o seu ´xadrez´…