Vereadores vão discutir aumento dos casos de maus tratos a animais na Capital

O aumento dos casos de maus tratos a animais serão tema de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de João Pessoa. O requerimento foi proposto pelo vereador Raoni Mendes, após acompanhar através da mídia as denúncias de envenenamento de animais, que vêm se repetindo na Capital paraibana. A audiência está marcada para o dia 24 de maio e deve reunir entidades, ONGs e protetores independentes.

Autor da propositura, o vereador Raoni Mendes justificou o pedido para discussão do assunto. “A gestão pública vem trabalhando no sentido de proteger os animais, aderindo a campanhas de doação, restaurando a Bica, construindo o Centro de Esterilização Municipal do Centro de Controle de Zoonoses de João Pessoa, além de outras ações. A discussão na Câmara é uma forma de conscientizar a população de que os animais podem conviver naturalmente conosco, sem causar danos a nossa saúde, quando estão sendo bem tratados e devidamente controlados com relação a vacinas e cuidados do dia-a-dia”, disse.

A rádio CBN – João Pessoa, discutiu sobre o assunto na manhã desta segunda-feira (02). Na última quarta-feira (28), a TV Cabo Branco exibiu uma matéria denunciando o envenenamento em massa de cães e gatos no bairro do Geisel. Os portais Já Paraíba, Correio e Estampa PB, além de blogs e redes sociais e outros programas de rádio também repercutiram o assunto, que foi matéria do jornal Já na segunda-feira (26).

A dona de casa, Maria de Lourdes, de 70 anos, que foi uma das vítimas e denunciou os casos de envenenamento na imprensa, ficou emocionada ao saber que os vereadores vão debater o assunto. “Não estou nem acreditando que isso está acontecendo. Mas agora eu sei que a justiça vai ser feita, porque tem outras pessoas preocupadas com a vida dos bichinhos”, comenta.

Entenda o caso – Cães e gatos saudáveis estão morrendo com sintomas de envenenamento no bairro do Geisel. Há pelo menos duas semanas as vítimas se multiplicam e já foram registrados cinco casos de animais de estimação que morreram apresentando indícios de ingestão de chumbinho. A vítima mais recente foi um cachorro da raça poodle.