Veneziano participa de comemorações em Sousa e destaca necessidade de investimentos na região

foto

O pré-candidato do PMDB a Governador do Estado nas eleições do ano que vem, Veneziano Vital do Rêgo participou na noite desta quarta-feira (10) das comemorações do aniversário de emancipação política da cidade de Sousa, no sertão paraibano. Em Sousa, Veneziano foi recebido pelo Prefeito André Gadelha (PMDB), pelo Deputado Estadual Janduhy Carneiro (PEN) e lideranças da região.

Veneziano compareceu à festa de emancipação, que teve como uma das atrações a banda Aviões do Forró, caminhou no meio do povo e foi cumprimentado pelas pessoas presentes. “Fiquei muito feliz pela recepção e pelo carinho das pessoas”, afirmou. Depois de ter circulado pelo público, Veneziano, André e Janduhy foram recebidos no camarim pelos membros da banda Aviões do Forró.

Durante a visita, Veneziano concedeu entrevistas e destacou a necessidade de investimentos no Sertão, em face das perdas verificadas em vários setores da economia, acumuladas ao longo dos últimos anos. “O Sertão perdeu, em menos de dez anos, 5% de sua população. Lamentavelmente, isso está faltando ser discutido, pois está sendo engavetado, posto para debaixo do tapete”, lembrou Veneziano.

De acordo com o pré-candidato, o Sertão tinha uma participação na população geral do Estado de 28%. Hoje é de 23,5%. Outro dado apresentado por Veneziano foi a participação do Sertão no Produto Interno Bruto – PIB. “O Sertão tinha uma contribuição ao PIB estadual de 18,5%. Hoje essa contribuição é menor que 14%. Isso é o retrato da realidade econômica que termina por impor consequências às nossas vidas”.

Outro dado preocupante apresentado por Veneziano nas entrevistas foi o da participação da agropecuária do Estado no PIB paraibano. Segundo ele, essa participação, hoje, é de apenas 4%. “Como é que o sertanejo, sobretudo o homem do campo, vai sobreviver, se não há mais uma atividade agropecuária? A Paraíba tem apenas 4% de atividade agropecuária, colaborando com o PIB”, argumentou.

Veneziano lembrou que estas questões tem sido exaustivamente debatidas nos ciclos de debate Pensando a Paraíba, promovidos pelo PMDB e Fundação Ulysses Guimarães – FUG. “As sugestões para esses e outros problemas que a Paraíba enfrenta hoje estão sendo discutidas nos nossos ciclos de debate. Uma dessas iniciativas é a defesa da implantação de uma Universidade do Sertão, que já foi discutida e aprovada para ser inserida no projeto de desenvolvimento que o PMDB e a Fundação irão apresentar à Paraíba”.

Nesta quinta-feira (11) Veneziano passa o dia na cidade de Pombal, onde será recebido por lideranças do PMDB e, em seguida, concederá entrevista à imprensa local. No sábado, Veneziano visitará as cidades de São Bento, Logradouro e Caiçara.