Veneziano e a lista do PT

Por Rui Galdino Filho

Veneziano_Entrevista11

Como já disse antes, a política paraibana está um verdadeiro samba do crioulo doido, todos falam e ninguém diz nada. À medida que o tempo passa e as datas das convenções partidárias se aproximam ( até 30 de junho próximo ), estamos revivendo uma verdadeira torre de babel, ninguém se entende, é blefe para todos os lados e uma insegurança político-partidária nunca visto antes.

Na verdade no final de tudo isso, a campanha de 2014 vai girar em torno de dois nomes: Ricardo Coutinho ( PSB ) e Cássio Cunha Lima ( PSDB ). Por mais que o PMDB e o PT queiram formalizar uma terceira via com Veneziano, acho esse fato muito improvável. A campanha vai ficar polarizada entre PSB e PSDB. Apesar de ser um jovem promissor na política da Paraíba, Veneziano não tem conseguido empolgar o eleitorado e nem outros partidos para uma aliança em torno de seu nome. Os motivos são vários e o tempo mostrará em breve.

Pensei que o PT iria incluir na sua famosa lista tríplice para Veneziano, os nomes de Luiz Couto e de Lucélio Cartaxo para a vaga de senador na chapa encabeçada pelo PMDB, porém, não foi isso que aconteceu. Com todo respeito aos três nomes indicados, estou cada vez mais convicto que o PT da Paraíba está no FAZ DE CONTA, apenas cumprindo tabela e esperando uma recusa formal do PMDB com relação aos três nomes indicados. Aliás, dois nomes, pois um já disse que não quer. Na verdade o PT não aceita nem a vaga de vice, pois, não acredita na vitória de Veneziano este ano. Essa é que a realidade !

 

Com a recusa aos nomes indicados, o PT vai ter motivos para não compor com o PMDB e aí vai acontecer o que eu já disse, ou seja, vão se compor com o PSDB, pois, o prefeito Luciano Cartaxo quer eleger seu irmão Lucélio Deputado Federal e ajudar o senador Cássio na tentativa de derrotar o governador Ricardo. É isso e nada mais ! Veneziano, infelizmente vai sobrar, e pode vir Lula, Dilma ou quem quer que seja, aliás, acho que nenhum virá a Paraíba.

 

Se Veneziano insistir na sua pré-candidatura ao governo do estado, vai ter que fazer um chapão caseiro, e isso vai dificultar mais ainda a viabilidade de sua candidatura e as coligações na proporcional. Sei que Veneziano é um grande guerreiro, porém, não vejo 2014 como o seu ano para se candidatar ao governo do estado.

 

Disse em artigo publicado no último dia 02 de maio, que a melhor saída para o PMDB e Veneziano, seria uma composição com o PSB, e ontem ( 06/05) o próprio governador Ricardo Coutinho disse que estava aberto para conversar e compor com o PMDB. Então, o caminho realmente está aberto para o diálogo e composição, só depende agora do próprio Veneziano.

 

Torço para que a composição entre o PSB e PMDB realmente possa acontecer, pois, essa aliança será boa para todos, principalmente para a Paraíba que não pode mais retroceder. O PMDB vem sendo desprezado pelo PT ( que na verdade quer votar em Cássio ) e pelo PTB ( que se tornou recentemente uma dissidência do PMDB ). Então, cabe ao PMDB, mudar seu plano de vôo e se aliar ao governador.

 

Espero que Vené não embarque na onda de alguns incendiários e de outros que tiveram interesses contrariados. A união com o PSB é a grande saída e a pavimentação da candidatura de Veneziano para 2018 ao governo do estado com chances reais de vitória. Apelo mais uma vez ao amigo brizolista Vené, é hora de se compor com o governador e decidir a campanha ainda no 1º turno e se possível com a seguinte chapa: Ricardo ( Governador ), Veneziano ( Vice-Governador ), Rômulo ( Senador ), Roberto Paulino e Efraim Morais ( Suplentes de Senador ), além do mais, teríamos a melhor coligação nas proporcionais para eleger o maior número de deputados federais e estaduais. Pense bem Veneziano e saiba que Ricardo cumpre seus compromissos e tem feito um grande governo em nosso estado !!

 

VIVA O FUTURO DA PARAÍBA !!

 

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista.