Veneziano confirma implantação de 20 academias da Saúde em Campina Grande até o final do ano

O Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo confirmou na manhã desta quinta-feira (26) que a cidade de Campina Grande terá 20 Academias da Saúde em funcionamento até o final do ano. Segundo ele, a intenção é proporcionar locais para a prática de exercícios físicos em todas as áreas da cidade.

Veneziano lembrou que a cidade já foi contemplada com três academias, sendo uma instalada na Avenida Juscelino Kubitscheck, no bairro Presidente Médici; outra no Parque da Criança e uma terceira, que será entregue à população na tarde destaquinta, no Açude Velho, ao lado da Associação Campinense de Imprensa – ACI.

“São locais que, tradicionalmente, são usados pela população para a prática de caminhada e que passaram a contar com uma Academia ao ar livre. Da mesma forma, vamos dotar outras áreas da cidade até o final do ano. Nossa intenção é implantar 20 academias, no total, e para isso contamos com o apoio do Senador Vital do Rêgo e da Deputada Federal Nilda Gondim”, disse o prefeito.

Veneziano confirmou que as próximas academias serão implantadas nas seguintes áreas da cidade: Rua Ana Azevedo, no bairro da Palmeira; Praça Joana D’arc, no bairro de José Pinheiro e em Santa Terezinha. “Estas que estamos implantando e as demais, todas, foram conseguidas através da atuação de Vitalzinho e da Deputada Nilda Gondim”, lembrou.

O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infra-estrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.

As atividades são desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.