Paralisação

VEJA VÍDEO - Bloqueio de vias impede ônibus e trens de circularem e travam a cidade

A greve geral em todo o país mobilizada pela Frente Brasil Popular contra o governo de Michel Temer, atinge em cheio a população pessoense na manhã desta quinta-feira (22). Trabalhadores com cartazes e faixas atearam fogo em pneus em frente à saída dos ônibus na Garagem da Unitrans no José Américo.

O trânsito se complicou e agentes da Semob tentam regular a passagem dos veículos que passam pelas proximidades em direção à BR 230 e Cristo.

Além disso os trens também pararam na Capital e Grande João Pessoa. Na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os trabalhadores cruzaram os braços e alguns manifestantes atearam fogo em pneus na linha férrea saída do porto de capim e a outra sentido tem outros focos de incêndio no decorrer da linha.

Prevista para durar até as 9h, o protesto deve prosseguir em outras áreas da cidade. O presidente da CUT, Paulo Marcelo, comentou que às 10h, os manifestantes pretendem se concentrar em frente ao Hiperbompreço da lagoa, convocando os trabalhadores do comércio para aderirem à paralisação

A paralisação está prevista pra durar até as 9h da manhã. De acordo com o presidente da CUT Paraíba Paulo Marcelo fez um balanço positivo apontando que conseguiu atingir a expectativa.

“Era isso que a gente esperava, deu para mostrar que a sociedade corre um grande risco com os projetos que estão para ser votados no Congresso Nacional”, afirmou.

Paulo informou que após a liberação das vias, os manifestantes irão se dirigir para o Parque Solon de Lucena, onde farão outro ato ainda hoje pela manhã.

Durante a tarde, está marcado uma nova manifestação a partir das 15h na frente da escola Liceu Paraibano.

Professores da Universidade Federal da Paraíba também aderiram ao movimento. Os professores da UFPB aprovaram em assembleia a adesão da categoria à paralisação geral. Foram realizadas assembleias na última terça-feira, nos campi de Areia e Bananeiras, e nesta quarta-feira, em João Pessoa e no Litoral Norte.

Com a paralisação, não haverá aula em toda a universidade, mas a ADUFPB vai realizar uma série de atividades de mobilização. No campus I, serão feitas visitas aos centros e distribuído material informativo para denunciar os ataques aos direitos trabalhistas e à educação pública no Brasil.

A concentração acontece desde às 7h30, na sede do Sindicato, localizada no Centro de Vivência. Às 8h, os professores sairam para as visitas aos centros. Já à tarde, às 14h, haverá debate sobre o direito à saúde no Centro de Ciências Médicas. E às 16h será realizado, no Centro de João Pessoa, um grande protesto em conjunto com várias categorias de trabalhadores e com os movimentos sociais. A concentração ocorrerá no Liceu Paraibano.

No campus de Bananeiras, acontecerão atividades de mobilização dentro de um evento do curso de Pedagogia. Em Areia, os professores, técnico-administrativos e estudantes irão fazer panfletagem na entrada do campus e nos departamentos.

Para os próximos dias estão programadas outras atividades. Na segunda-feira, dia 26, a partir das 15h, haverá reunião, na sede da ADUFPB, da Comissão de Mobilização, formada por representantes dos professores, dos técnico-administrativos e dos estudantes.

Já no dia 29, por decisão da assembleia de professores realizada nesta terça e quarta-feira, a ADUFPB realiza uma nova série de mobilização, com debates sobre o marco legal da ciência e tecnologia. Além disso, a categoria participará das atividades que serão realizadas nessa data pelas centrais sindicais.

Também foi decidido na assembleia que a Seção Sindical irá elaborar material didático para tratar dos temas relacionados aos direitos que estão ameaçados para que sejam trabalhados em sala de aula pelos professores. Vai, ainda, solicitar audiência com a Progep para tratar do calendário de férias da categoria docente para que seja observada com vistas a que seja observada a legislação que trata deste assunto.

AGENDE-SE

22/9 – Paralisação com mobilização na UFPB

Campus I (João Pessoa):

– Concentração às 7h30 na ADUFPB e visita aos

Centros a partir das 8h

–  Debate sobre o direito à saúde, no CCM, às 14h

–  Protesto no Centro de João Pessoa.

Concentração às 16h no Liceu Paraibano

– Campus II (Areia) – panfletagem na entrada do campus e nos departamentos

– Campus III (Bananeiras) – atividade de mobilização durante evento do curso de Pedagogia

26/9 – Reunião da Comissão de Mobilização. Horário: 15h

Local: sede da ADUFPB, no Centro de Vivência do campus I

29/9 – Série de atividades de mobilização

Debates sobre o Marco Legal da ciência e tecnologia e participação nas atividades que serão realizadas nessa data pelas centrais sindicais
Créditos: paraiba.com.br