No domingo (7), os eleitores de 221 municípios da Paraíba elegeram os prefeitos durante o 1º turno das eleições. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti, considerou tranquilo o dia de votação. “A votação foi muito tranquila de Cabedelo a Cajazeiras, o cenário foi de tranquilidade em todo o Estado”, disse. Em João Pessoa e em Campina Grande os nomes dos prefeitos só serão conhecidos no 2º turno das eleições.
Durante a votação, 74 urnas foram substituídas e o TRE informou que o número estava dentro do esperado. De acordo com a assessoria de imprensa do tribunal, nas eleições 2012 o número total de urnas eletrônicas foi de 10.975 máquinas. Em quatro municípios paraibanos foram usadas urnas biométricas, com identificação digital, nas eleições municipais do domingo (7).
Em Cabedelo, 32.729 eleitores usaram a urna biométrica nesse pleito. Em Pedras de Fogo, foram 17.087 e em Piancó, 10.228. Já no município de Santana dos Garrotes, 4.927 eleitores usaram a máquina para votar.
Resultados
João Pessoa
A eleição para prefeito de João Pessoa será decidida no segundo turno entre Luciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (PSDB). De acordo com a Justiça Eleitoral, Cartaxo recebeu 142.158 votos, o que equivale a 38,32% dos votos válidos. Já Cícero Lucena obteve 75.170, correspondente a 20,27% dos votos válidos.
“Eu sabia que João Pessoa não iria nos decepcionar. Mostramos como é que se faz política de verdade e o povo foi certeiro em mostrar qual tipo de prática eles aprovam”, declarou Cartaxo. Já Lucena disse estar pronto para o segundo turno. “Não vamos debater ideias, vamos apresentar compromissos para a cidade de João Pessoa”, ressaltou o candidato.
Vereadores
Os novos 27 vereadores eleitos em João Pessoa já são conhecidos e podem ser conferidos na aqui. A apuração dos votos da cidade terminou por volta das 20h do domingo (7). A curiosidade da eleição para vereadores na capital paraibana, é que 14 candidatos conseguiram a reeleição, ou seja, mais da metade dos novos 27 vereadores que vão compor a Câmara. O candidato mais votado, Raoni Mendes (PDT), embora tenha conseguido um novo mandato, ele não foi eleito na última eleição municipal. Raoni ficou na suplência e conseguiu sua vaga na Câmara quando Hervázio Bezerra (PSDB) largou seu mandato para se tornar deputado estadual.
Campina Grande
A eleição para a cidade de Campina Grande será decidida no segundo turno entre Romero Rodrigues (PSDB) e Tatiana Medeiros (PMDB). Segundo a Justiça Eleitoral, Rodrigues teve 97.659 votos, o equivalente a 44,94% dos votos válidos. Tatiana Medeiros ficou com 65.195, 30% dos votos válidos.
“Quero agradecer mais uma vez a Deus por tudo e à militância que nos apoiou”, ressaltou Rodrigues.
Já Tatiana acredita em um virada no segundo turno. “Começamos uma caminhada com 4% de intenção de votos e chegamos ao segundo turno. A partir de segunda-feira tudo começa de novo e sairemos vitoriosos com certeza”, declarou a candidata.
Vereadores
Os novos 23 vereadores eleitos de Campina Grande já são conhecidos e podem ser conferidos aqui. A apuração dos votos da cidade terminou pouco antes das 19h deste domingo (7). Dos 23, sete vereadores se reelegeram.O vereador mais votado foi Bruno Cunha Lima (PSDB), com 4.631 votos.