Arimatea Sousa
Sem transparência
São surpreendentes os dados divulgados ontem pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção acerca dos sites (na internet) de transparência pública na Paraíba.
“Os resultados são alarmantes quanto à transparência pública em âmbito municipal”, atestou o Focco.
Fora da lei
Verificou-se que apenas 59 municípios apresentam um endereço eletrônico funcionando.
E a grande maioria não disponibiliza informações necessárias para o cumprimento da legislação vigente.
Inativos
Mais: outros 42 sites estão em manutenção ou suspensos e 122 municípios não apresentam sequer uma página na internet, o que representa 54,71% do total do Estado.
Aprovada
Ao cabo de uma sessão prolongada, que adentrou pela tarde de ontem, a maioria dos vereadores de Campina aprovou a instituição da gestão pactuada no âmbito da PMCG.
Contrários
A resistência ao projeto foi comandada pelos vereadores Olimpio Oliveira (PMDB) e Napoleão Maracajá (PCdoB).
Adesão geral
Na mensagem que encaminhou o projeto, o prefeito Romero Rodrigues enfatiza que “o Brasil vem aderindo à desconcentração dos serviços de saúde pública”.
Pluripartidários
Romero assinala que “quase todos os gestores do País – de correntes ideológicas diferentes – escolheram as Organizações Sociais (OS) para suavizar um dos grandes problemas da gestão pública brasileira: a saúde”.
“Ilhada”
Romero cita alguns exemplos de governadores que optaram pela OS, como Jaques Wagner (PT-BA), e argumenta que “Campina não pode ficar ilhada, com um modelo que, comprovadamente, vem causando grandes dissabores ao povo em geral”.
Leque
Inicialmente, a gestão pactuada deverá ser aplicada à administração do Hospital Pedro I, mas a mensagem aprovada permite contratos com OS para os setores de educação, saúde, cultura, trabalho, cidadania, urbanismo, habitação, saneamento, gestão ambiental, ciência e tecnologia, agricultura, indústria e comércio, comunicações e transportes, desporto, lazer e previdência.
Óbice
“Estamos indo de encontro a uma discussão que o Ministério Público considera totalmente errônea e ilegal”, alertou o vereador Metuselá Agra (PMDB).
Sensibilidade
Ao avaliar ontem a reunião da véspera dos governadores nordestinos com a presidente Dilma Rousseff, Ricardo Coutinho disse que “Dilma tem buscado ser sensível com os problemas do Nordeste”.
Concessão
RC observou que “levei a proposta para a anistia das dívidas dos agricultores. Não consegui o fim das dívidas, mas consegui um abatimento”.
Enganação
“Foi um engodo. É uma decepção enorme juntar tantos governadores para redundar nisso”.
A ácida avaliação é do deputado Anísio Maia (PT).
Isenção
O governador assinou uma medida provisória que autoriza a isenção de IPVA para motocicletas de até 250 cilindradas utilizadas por agricultores.
Protocolo
A Associação Socioambiental Consciência Cidadã denunciou ontem no Ministério Público Federal em Campina a situação do Açude Epitácio Pessoa.
À deriva
A denúncia alerta para o assoreamento das margens do ´Boqueirão´ devido às irrigações sem controle.
SOS
O senador Cássio foi recebido ontem pelo diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo.
CCL pediu “socorro” para ´Boqueirão´, que está sem qualquer monitoramento da ANA, responsável pela gestão do manancial.
Saudade
O dia 4 de abril tem sido, ao longo dos últimos anos, uma data em que é potencializada a lembrança de um inesquecível amigo.
Há exatamente dez anos, nos deixava o ex-bispo de Campina, dom Luís Gonzaga Fernandes.
Palavras não morrem
Para mitigar um pouco essa lacuna, dois belos momentos de seus escritos semanais no nosso Jornal da Paraíba.
Salvador
“Deus vem por aí, pelos caminhos dos homens, nesta curva dos milênios. Tomara que Ele venha e fique conosco, ajudando-nos a construir uma nova terra e um novo céu, onde habita a justiça e o amor”.
Semeadura
Ainda dom Luís: “Tudo será bonito, um dia, se for bonito o nosso sonho, se for perfumada a nossa flor.
Outras rosas se abrirão, sob o mesmo sol benfazejo, no jardim das esperas. As sementes já estão aí, cheirosas de vida e de feitiço, nos patamares do Éden. Amem!”
Procura-se um presidente para a ´CPI da Maranata´…