Nesta sexta-feira (19) aconteceu no auditório do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em João Pessoa, a posse do novo procurador de Justiça, Valberto Cosme de Lira. Em um discurso emocionado, o novo procurador agradeceu à família, amigos e colegas de trabalho e assegurou que não vai ficar apenas em seu gabinete. “Acredito que sempre fiz o meu melhor dentro de cada Promotoria onde estive. Agora quero levar mudanças para a Procuradoria, afinal, nós não podemos ficar apenas nos nossos gabinetes, vamos usar o poder do Ministério Público de atender a população”, afirmou.
Valberto ainda contou que sempre que indagado pelas pessoas sobre o cargo de procurador, costumava dizer que tinha feito um acordo com a Procuradoria: “Nem a Procuradoria me procura, nem eu digo que não a quero, vou esperar que este dia chegue sem dever favores a ninguém, desta forma vou realizando o meu trabalho intensamente”. Ele também reforçou em seu discurso que iria continuar lutando pelos direitos dos menos favorecidos, multiplicando esforços contra a criminalidade, evasão de divisas, improbidade administrativa, tráfico internacional de pessoas e drogas.
O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, que presidiu a solenidade, destacou o amor de Valberto pelo MPPB. “Hoje vivo um momento de muita felicidade por ver Valberto no cargo de procurador de Justiça, porque ele é da luta, cheio de honestidade, hombridade e amor por esta Casa; ele é apaixonado pelo Ministério Público e pelo social. O 2º grau é um último estágio do MP, mas ganha um homem que não fará dele o fim de coisa alguma, mas o começo de uma grande mudança. A Procuradoria não deve ser o lugar do guerreiro, que tanto trabalhou e agora merece descanso, que não fiquemos em atos de rotinas. É preciso alterar a ordem das coisas e mudar de vez o perfil do último estágio do MP”, ressaltou Oswaldo Trigueiro.
Apaixonado pela profissão
“Hoje um sonho se materializa”. Foram as primeiras palavras do discurso do filho do novo procurador, o delegado Valberto Júnior, que destacou a ética, a moral e o amor do pai pelo exercício do seu trabalho, sempre se colocando ao dispor de todos que o procuravam. “Na qualidade de filho, fã e admirador incondicional, posso dizer que chega à Procuradoria um homem apaixonado pela sua profissão”, disse.
Homenagem da Fesmip
Dos 32 anos de Ministério Público, Valberto Lira dedicou oito anos para a Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (Fesmip-PB) entre os anos de 1997 a 2004. Ele foi homenageado pela entidade em sua página oficial nesta sexta-feira (19): “Fica a nossa homenagem e lembrança pelos tempos dedicados ao Ministério Público e à Fesmip-PB”.