Os deputados Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) protagonizaram um bate-boca nesta quinta (30) durante uma sessão da comissão especial na Câmara que discute a reforma da Previdência, proposta pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB).
Com a palavra, Chinaglia utilizou o momento para alfinetar Oliveira Maia, que é o relator da comissão, chamando-o de “empresário caloteiro”. “Eu não devo um centavo para a Previdência, como ele defende como empresário caloteiro”, afirmou Chinaglia, ao que Oliveira Maia retrucou: “Caloteiro é você, seu vagabundo”. Chinaglia ainda respondeu: “Vagabundo é você, safado é você”.
No último dia 11, uma reportagem do UOL revelou que Maia é sócio de uma empresa que está na lista de devedores do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) com um débito estimado de R$ 151,9 mil. Ele diz ter parcelado a dívida da empresa em 2013 e que, desde então, vem pagando seus débitos em dia. A Receita Federal, por sua vez, diz que o parcelamento de dívidas não muda a condição de devedor de um contribuinte.
A revelação fez com que o PT pedisse o afastamento de Maia da relatoria da comissão, alegando que o deputado não teria condições de conduzir os trabalhos.
Com a confusão na Câmara, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), presidente da comissão, pediu que a ordem fosse recomposta e repreendeu os discursos dos dois deputados. “Obviamente a sua palavra foi indevida, e a resposta considero da mesma forma”, disse.
Créditos: Estadão Conteúdo