imunização

Vacina sairá mesmo sem financiamento do governo, diz presidente do Butantan

Dimas Covas afirmou ainda que submeterá a vacina à análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quando os testes forem finalizados. Disse que o imunizante deverá atender ao Plano Nacional de Imunização.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, disse nesta 4ª feira (21.out.2020) que a produção da vacina contra covid-19, desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, terá continuidade mesmo sem o financiamento do governo federal.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 4ª feira (21.out.2020) que não comprará as doses da vacina, contrariando o ministro Eduardo Pazuello (Saúde) que firmou o acordo no anterior.

“Se não tivermos o financiamento oficial, certamente o Butantan irá procurar financiamentos alternativos para oferecer essa vacina. O Butantan no passado já doou vacina”, afirmou em entrevista a jornalistas no Congresso Nacional.

Dimas Covas afirmou ainda que submeterá a vacina à análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quando os testes forem finalizados. Disse que o imunizante deverá atender ao Plano Nacional de Imunização.

Ao lado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), Covas apresentou a vacina aos jornalistas. Segundo ele, o imunizante de tecnologia chinesa está na 3ª fase e última fase de testes, além de ser a mais segura nesta fase de experimentos no Brasil.

Foram feitos estudos clínicos com 9.000 voluntários com 18 a 59 anos no país. Os testes mostraram que 35% tiveram reações adversas leves depois da aplicação, como dor de cabeça ou dor no local da aplicação. Nenhum efeito colateral grave foi registrado durante as fases de testes.

Segundo Covas, a vacina está sendo produzida há 4 meses e não será diferente de outras já feitas. “Todas as vacinas que nós produzimos no Butantan dão suporte ao Programa Nacional de Imunização. Elas atingem todos os municípios do Brasil”, disse.

Ele afirmou que uma a cada 3 vacinas da gripe produzidas neste ano era do Butantan. “Estamos com essa vacina já na fase final. Logo logo estará disponível. São 46 milhões de doses produzidas no Butantan, isso é importante enfatizar. Essa vacina é produzida no Butatan. Marca Butantan. Rótulo Butantan”, disse.

Além do governador de São Paulo, Covas falou ao lado de congressistas de diferentes partidos, que ressaltaram a importância de uma coalisão “não ideológica” e a favor da vida.

Eis a lista de congressistas presentes:

  • sendador Izalci Rodrigues (PSDB-DF);
  • Randolfe Rodrigues (Rede-AP);
  • Vinicius Poit (Novo-SP);
  • General Peternelli (PSL-SP).

Também estava presente o secretário de Estado de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, e o secretário Especial do Governo de São Paulo em Brasília, Antônio Imbassahy.

Fonte: MSN
Créditos: MSN