Uma Nova Vida Para Um Novo Luciano

Bruno Filho

Neste dia primeiro de janeiro começa uma nova etapa na vida de Luciano Cartaxo. Esse jovem político de 48 anos nascido na cidade de Sousa vem já há algum tempo vivendo neste meio, ele que já foi vereador, deputado estadual, vice-governador de José Maranhão além das atividades universitárias, aonde iniciou sua “veia” política.

Luciano terá pela frente um período difícil, pois serão 4 anos de uma gestão antecipadamente aprovada pela população, sinal disso os números que foram colhidos nas urnas, aonde ele venceu no primeiro e no segundo turnos, poderiamos dizer com folga e tranquilidade. Ele que no começo do trabalho visando as eleições aparecia apenas como um terceiro colocado distante.

Um Prefeito não governa sozinho, necessita da ajuda de seu secretariado e muito mais ainda da bancada de sustentação na Camara dos Vereadores. A princípio parece que dos 27 que estarão legislando, pelo menos 22 estarão ao lado do Alcaide. Mas, como política é dinâmica e muda muito, são números que podem não chegar dessa forma ao final do mandato.

Na escolha do Secretariado Cartaxo quem sabe seguiu o conselho que lhe foi dado pelo ex-presidente Lula, que disse:”Não coloque ninguém que não possa tirar se quiser…” Não sei se levou em conta o que disse o amigo, mas imagino que a força da palavra de Luiz Inácio teve algum peso nas decisões que foram tomadas até aqui. Existem secretarias chaves que devem ser acompanhadas de forma diferenciada.

Saúde e segurança seguem como carro-chefe, nestes setores tivemos muitos problemas em 2012. Os nomes escolhidos foram de Lindemberg Medeiros de Araujo e do ex-vereador Geraldo Amorim. Lindemberg um médico sanitarista, mestre em Ciencias Sociais e Doutor em Educação. Professor adjunto da UFPB, tendo então um curriculo invejavel e que serve de credencial.

O ex-vereador Geraldo Amorim é graduado em Saúde Pública e Prevenção as drogas pela Universidade Federal de São Paulo, alem de ser Bacharel em Filosofia. é Farmaceutico Clinico e foi Secretario Adjunto da Segurança do Estado da Paraíba. Vereador por dois mandatos consecutivos, estando na Casa Napoeão Laureano desde 2005. Também tem curriculo para o cargo.

Citei só dois nomes, mas o Secretariado é composto por muita gente de gabarito que poderá emprestar o seus conhecimentos à cidade e ao Estado também. O que importa é o trabalho conjunto, aonde todos dependem de todos e nenhuma administração se desenvolve sem que as pontas da estrela se unam em prol dos mesmos interesses.

Deixando de lado o teórico e partindo para o prático, todos nós desejamos estar aqui no final do ano que vem, elogiando e cumprimentando o Prefeito pelos seus primeiros 12 meses. Que ele possa cumprir aquilo que foi promessa de campanha, e não dar margens a especulações que o levem a intrigas e choques com a população. O exemplo está na frente dele.

Nesta mesma situação quando assumiu, o Governador Ricardo Coutinho também tinha uma aprovação popular muito grande e era tido como a salvação da lavoura. Passados menos de 2 anos, as coisas mudaram e agora o Governador terá que trbalhar nos ultimos dois anos de forma inesquecivel e impecável para apagar aquilo que foi criticado da sua adminstração.

Que Luciano demonstre durante a sua gestão a mesma firmeza que apresentou até aqui. Ao meu ver é um homem ponderado, pacencioso, qualidades necessárias aos que governam. Não o conheço a fundo para ir mais longe, prefiro aguardar. O que até agora demonstrou parece-me o suficiente para iniciar o trabalho. Espero estar certo. Não sou eleitor desta cidade, mas me agradou o que conheci até agora de Cartaxo.

Como tudo na vida, os políticos tem que ter sorte e estar no lugar certo na hora certa. Uma resposta atravessada, um senão cometido podem comprometer uma gestão inteira. Há de se ter cuidado. Luciano que o tenha, acima de tudo agindo dentro da verdade e da expectativa daqueles mais de 246 mil votos que lhe depositaram confiança.

Bruno Filho, jornalista e radialista, que gosta de renovação, jovens no poder e Luciano é um deles.