Um Contraste sem Precedentes

Bruno Filho

A minha porta de entrada no Estado da Paraíba, foi a cidade de Cabedelo, mais precisamente o bairro de Intermares,pois lá morava a minha espôsa, e lá tive o primeiro contato com este que é o Município aonde a América começa ou aonde a América termina, depende do lado que se olha.

Algumas coisas me chamam a atenção em Cabedelo.Próximo demais de João Pessoa,lá se vive uma vida diferente da Capital.É incrível.Poucos kilometros de distância e a população parece estar em outro lugar do mundo,uma tranquilidade á toda prova e costumes completamente diferentes.

Especificamente vou escrever sobre Intermares, aonde temos a maior concentração de prédios da Paraiba por metro quadrado ,local aonde se paga um IPTU caro para os moldes da região e que decepciona aqueles que lá moram e os turistas que por lá chegam.

Totalmente abandonado,o bairro vive ás escuras,cheio de buracos que impedem a circulação de automóveis,e por lá existem muitos,e repleto de lixo acumulado em todos os cantos.Poça de água então é uma festa ! No inverno com as chuvas,forma imensas lagoas,hospedeiras de mosquitos e moscas.

Nem vou falar que são os mosquitos da dengue inimiga,pois seria muito humilhante colocar a culpa apenas neste zebradinho inseto.Há lugar para milhares de espécies.Os sapos e as pererecas,seres anfíbios que tem vida e direito de viver,amistosamente habitam com os sêres humanos.O local é propício.

Praças tem 50.Não consigo ver uma delas sequer terminada em sua construção.Ninguém sabe aonde começa e nem terminam as ditas.Não há lazer para os moradores e no período noturno é desaconselhável sair de casa, pois o perigo é iminente naquela escuridão.

No entanto, quem mora em Intermares ?Que o passado chamava de “Mar do Macaco”.Empresários,funcionários públicos,políticos,juristas,gente de classe média alta, e ninguém consegue fazer nada.Não sei também se não querem fazer nada,ainda não cheguei a uma conclusão.

O que sei é que precisa mudar.Já disse algumas vezes que se aquele bairro fosse urbanizado, seria o bairro mais lindo não só da Paraíba mas sim de todo o Nordeste.Seria mais valorizado ainda,e procurado por todos que se deslocam sob qualquer pretexto para cá.

Novo comando ,Prefeito Luceninha, segundo o que já sei sobre ele, um apaixonado pela cidade e que promete “mundos e fundos “para o bairro.Aguardar prá ver.Talvez mais uma promessa.Dos moradores escuto que essa é uma das centenas já feitas.

Enquanto isso os buracos proliferam,o esgoto a céu aberto, a escuridão e uma confusão tão grande que deixa tonto os carteiros ou os entregadores de qualquer coisa.Se voce pedir algo por telefone, uma simples comida por exemplo,e o motoqueiro não for de lá,não chega.Os carteiros abnegados têm que ser da casa.Não há uma placa de sinalização.

Não era esse o sonho de meu sogro quando ali comprou um terreno e construiu a sua casa há 30 anos atrás,aliás que está lá até agora.Também não era a intenção dele ajudar a fundar a Associação de Amigos do Bairro que pouca força tem.Ele era um visionário agiu com o instinto aguçado e acertou.Quem errou até hoje foram os políticos.

Bruno Filho,jornalista e apresentador,que não mora mais lá, mas torce pelas melhorias em nome do bem.

[email protected]
Twitter:BrunoFComenta