A reitora da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Margareth Diniz apresentou neste sábado (28), durante solenidade no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, o projeto do Centro Especializado em Reabilitação Tribuno Vital do Rêgo. O centro será construído graças a emendas parlamentares no valor de R$ 5 milhões destinadas pelo Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e pela Deputada Federal Nilda Gondim (PMDB-PB).
A apresentação teve a participação do Senador e da Deputada, da reitora e pro-reitores da UFPB, médicos e o Superintendente do HULW, João Batista da Silva, profissionais da saúde e familiares do tribuno Vital do Rêgo, a exemplo da Médica Rachel Gondim e do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo. Durante a apresentação, o Senador Vital anunciou a destinação de mais R$ 3 milhões para a aquisição de equipamentos para o centro, conseguidos por ele junto ao Ministério da Saúde.
Durante a apresentação, feita pelo arquiteto e urbanista Marcelo Andrade Diniz, que é professor da UFPB, foram mostrados os benefícios que o centro trará para a população paraibana. A reitora da universidade também informou que a UFPB já realizou o processo licitatório para a instalação dos equipamentos.
O Neurologista Ronald Lucena Farias, que teve o primeiro contato com Vital pedindo seu empenho para a implantação do Centro explicou como se deu a concepção do projeto. Ele lembrou que, na campanha de 2010, incentivou o debate sobre a necessidade do centro e Vital, após a eleição, o procurou para se colocar à disposição.
“Na época incentivei este debate junto à comunidade médica e à imprensa. Passada a eleição, até para não parecer oportunista, Vital me procurou e se colocou à disposição. Inicialmente, queríamos um Sarah Kubitscheck, mas legalmente não podíamos. Então, concebemos o Centro, que para nós é um ‘Sarinha’ e dará atenção ao portador de deficiência, aqui no HU, o maior hospital público da Paraíba”, destacou Ronald.
O Senador Vital lembrou que o Centro irá oferecer reabilitação para 1.045.631 portadores de algum tipo de deficiência existentes na Paraíba, segundo dados do último censo do IBGE. “É mais de 28% da população paraibana com alguma deficiência física, motora ou sensorial. O sonho se realiza com o Sarah da Paraíba, o nosso ‘Sarinha’, através da Universidade. Estamos vivendo hoje um grande momento”, disse.
Para Vital, a implantação do centro vira uma página na história dos serviços médicos e de reabilitação na Paraíba. “Quase a totalidade desses 28% da população não tem recursos próprios para ir a outras cidades, onde existe o Sarah. Muitos pacientes são pessoas humildes, que tem de conviver até o fim da vida com a deficiência por não ter condições de ir a outras cidades fazer um trabalho de reabilitação”.
A deputada Nilda Gondim destacou a importância do centro. Segundo ela, toda a bancada paraibana no Congresso está à disposição da UFPB para suas demandas. “Esse momento é importante para a UFPB, pois marca uma página importante da história da instituição. O centro fortalecerá o HU e a sua prestação de serviço à comunidade”.
A reitora Margareth Diniz reconheceu o empenho do Senador e da deputada e disse que a instituição estará sempre grata à atitude dos dois. “Hoje é um dia importante para a Saúde da Paraíba e do Brasil. A universidade precisa agradecer e publicizar o que está sendo feito por Vital e pela deputada Nilda. Faremos sempre este agradecimento. O centro vai possibilitar desempenharmos não apenas nosso papel no ensino, pesquisa e extensão, mas “uma assistência qualitativa para a população”.