Turismo: Vital parece que ainda vai ter que esperar

 Sérgio Botêlho

Nota curta no Painel da Folha, nesta Quarta-Feira de Cinzas, mais parecendo uma mensagem, indica que a nomeação do senador Vital Filho, do PMDB paraibano, para o Ministério do Turismo, não deve sair esta semana. Vai ter que esperar mais um pouco.
O motivo da demora é a pendência no Ministério da Agricultura, onde o titular, deputado federal licenciado mineiro Antônio Andrade, do mesmo PMDB de Vital, ainda não decidiu se vai concorrer a nova vaga de deputado, ou se fica no ministério.
A reforma tem de contemplar, em seu todo, as demandas do PMDB. Principalmente de suas bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. E, no caso, os dois ministérios, tanto o da Agricultura quanto o do Turismo pertencem à cota dos deputados.
O Senado parece mais calmo no que diz respeito às relações entre PMDB e Planalto. Vital surge para ocupar justamente um dos ministérios geridos por um deputado federal peemedebista, como é o caso do deputado federal licenciado maranhense Gastão Vieira.
Diferentemente do Senado, a Câmara registra fortes tempestades entre peemedebistas e governo. Para piorar, em pleno carnaval, o líder do PMDB na Casa, o deputado federal Eduardo Cunha, da bancada do Rio, lançou ataques ferozes contra o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e defendeu abertamente o rompimento com os petistas.
O Planalto parece buscar uma solução capaz de não piorar a pinimba com os peemedebistas da Câmara. Possivelmente, é daí que se supõe ter origem o conteúdo da mensagem veiculada pelo Painel da Folha.