TSE julga envio de tropas para Alhandra e Conde

A corte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nesta terça-feira (2) os pedidos de tropas federais para reforço da segurança durante as eleições nas cidades de Alhandra e Conde. O julgamento acontece durante sessão ordinária administrativa da corte.

Os processos de pedido de tropas para Alhandra e Conde estão sob a relatoria das ministras Nancy Andrighi e Luciana Lóssio, respectivamente.

O juiz Helder Ronald Rocha de Almeida, titular da 73ª Zona Eleitoral, argumentou como motivo para pedir o reforço das tropas o fato de estar tendo dificuldades para cumprimento das decisões judiciais eleitorais na região e também a existência de um acentuado clima de acirramento político partidário na região.

O magistrado ainda aponta como justificativa para o aumento na segurança a realização recente da Operação Pão e Circo, que envolve políticos de Alhandra e investiga um suposto desvio de verbas públicas a partir da realização de eventos festivos.

Nos últimos dias têm sido registrados alguns episódios de violência em diversas cidades paraibanas, supostamente ligados às eleições. No entanto, além de Alhandra e Conde só houve pedido de tropas federais para Campina Grande, que foi aprovado em 18 de setembro pelo Tribunal Superior Eleitoral.