Sindicato dos bancários

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba moveu ação civil pública contra o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Patos e Região e 22 de seus diretores por violação à liberdade sindical e irregularidades na administração da entidade. O MPT quer a nulidade da última eleição, ocorrida em junho passado por abusividade e má-fé, e o afastamento imediato da diretoria, com nomeação de junta governativa provisória. Também requer pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 200 mil.

Denúncias dão conta de que a última eleição do sindicato foi antecipada ilegalmente e não teria ocorrido de forma transparente, já que o edital de convocação teria sido divulgado em jornal de pouca circulação, comprometendo a inscrição de outras chapas concorrentes. Além disso, houve denúncia de alteração abusiva do estatuto, com ampliação do mandato da diretoria eleita para mais quatro anos, e da rejeição, sem motivo, de reinscrição de ex-filiados ao sindicato.

Tropas federais

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em sessão administrativa, nesta sexta-feira (05), deferiu pedido formulado pelo juiz José Milton Barros de Araújo, da 32ª Zona Eleitoral com sede no município de Piancó, para encaminhamento de Tropas Federais àquele município.

O Tribunal considerou pontuais as alegações trazidas pelo juiz zonal, de acirramento eleitoral e o fato de policiais do BOPE e CHOQUE, prestarem serviço, a paisana, à prefeita do município de Piancó.

O pedido segue, com urgência, para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

82 ônibus extras nas eleições

Para garantir que cada cidadão chegue à sua seção eleitoral para votar no próximo domingo, foi montado um plano operacional para o trânsito de João Pessoa. Um contingente de 60 agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estarão nas ruas com o suporte de 22 viaturas para disciplinar o fluxo de veículos. Quem precisa sair do próprio bairro para votar e depende de transporte público para se deslocar terá 82 ônibus extras reforçando a frota circulante, o que representa 811 viagens a mais no dia.