Polêmicas

TSE analisa nesta terça-feira caso da eleição em Barra de Santana

TSE_
O município de Barra de Santana está sem prefeito há mais de um ano. Isso porque a vitória do candidato Joventino de Tião foi contestada pela Câmara de Vereadores do município e, em janeiro desse ano, quem assumiu a prefeitura foi o presidente da Câmara, vereador Amauri Ferreira de Souza. As investigações contra Joventino chegaram ao TSE e a Corte proibiu sua posse, na época. Hoje o processo será retomado pelo TSE.

O caso de Barra de Santana segue no TSE com julgamento até agora parcial. O candidato Joventino de Tião recorreu da decisão, mas no TSE três ministros já votaram e o placar está dois a um, mantendo o indeferimento do registro. Faltam quatro votos e o processo está atualmente no gabinete do ministro João Otávio de Noronha, que pediu vistas.
No período das últimas eleições, os vereadores alegaram ao Ministério Público Estadual que existiam documentos comprovando que o candidato afronta a boa lisura da gestão pública. E outras denúncias foram juntadas, caracterizando danos a Barra de Santana.

O processo que versa sobre “Impugnação de registro de candidatura” chegou no último dia 31 de janeiro à Assessoria de Plenário do TSE.