Polêmicas

TSE abre a porteira

Aline Lins

O TSE abriu as porteiras para que políticos que em tese estejam impedidos de disputar as eleições majoritárias de 2014 possam se lançar candidatos e na véspera da eleição serem substituídos por outro candidato. Nas eleições de 2012 houve vários exemplos na Paraíba de candidatos que se deram bem com a troca de última hora. Um deles, da cidade de Pedra Branca, foi parar no TSE, que considerou legal a substituição. Allan Feliphe Bastos de Sousa substituiu o pai, Antônio Bastos Sobrinho. Este não é o primeiro caso de substituição de última hora que tem o aval do TSE. Em maio, o TSE concedeu o registro de Edson Moura Júnior ao cargo de prefeito de Paulínia (SP). Ele substituiu o pai, Edson Moura, um dia antes das eleições de 2012. Nada impede agora que em 2014 tenhamos candidatos dispostos a usar o artifício.
Comemoração adiada
O prefeito Luciano Cartaxo (PT) cancelou um jantar no qual seria comemorado o seu aniversário, na noite de ontem. O cancelamento se deu em virtude do falecimento do petista Júlio Rafael. Cartaxo agradeceu imensamente a todos pela homenagem que iam prestar, mas disse que o momento é de recolhimento e de reflexão.
Conselheiro
O senador Cássio Cunha Lima compareceu, ontem, ao velório do economista e petista Júlio Rafael. Cássio afirmou que suas grandes decisões na macropolítica de 1990 para cá sempre foram previamente discutidas com ele, que “sempre foi um político de destaque”, segundo frisa Cássio.


Convergência

Cássio também disse, ontem, que Cícero Lucena é um homem de convicções e de postura, mas está conversando para tentar convergir rumo às eleições de 2014. Em 2010, houve divergência entre Cássio e Cícero, que foi apoiar José Maranhão.


Regularização fundiária

O corregedor-geral do TJPB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, vai cobrar dos registradores de imóveis da Paraíba a gratuidade da primeira escritura de imóveis para famílias de baixa renda.
Demonstração de força

O Partido Social Democrático (PSD) fez, ontem, durante o encontro estadual da legenda na Paraíba, no Hotel Tambaú, em João Pessoa, uma demonstração de força, reunindo em um mesmo evento vários políticos de peso, como Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima.


Pergunte a ele

Questionado sobre a possibilidade de articulação entre o senador Cássio Cunha Lima e Luciano Agra, o governador Ricardo Coutinho disse que isso deveria ser questionado a Cássio: “Não posso responder pelos outros”.