Três pessoas foram presas em flagrante por furto de água do sistema adutor de Boqueirão. O crime foi detectado ontem, durante fiscalização do Ministério Público do Estado, com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e Polícia Ambiental. Os acusados foram levadas à Delegacia de Polícia Civil da cidade para autuação e vão responder pelo crime. Sete propriedades foram vistoriadas. O balanço geral da operação será divulgado hoje pela Cagepa.
De acordo com o promotor José Leonardo Pinto, os flagrantes eram esperados. “Em uma das propriedades, flagramos um grande vazamento, quase um riacho. Os três proprietários dos imóveis foram autuados em flagrante por furto. Era esperado encontrar os desvios, pois recebemos informações de que são dezenas de imóveis com a irregularidade. Dos quatro que vistoriei, em três foi constatado o furto com grande pressão sobre o sistema”, disse.
As ligações clandestinas de água eram utilizadas principalmente para irrigação, segundo o promotor. “Vimos ligações que eram utilizadas para irrigação do pasto, mas, em uma delas, a água era utilizada em um bar. Foram apreendidas as tubulações e as ligações foram desfeitas”, explicou José Leonardo.
As fiscalizações vão continuar nos próximos dias. “Nós vamos intensificar as fiscalizações, e não vamos ter dias nem horários certos para isso. Para quem comete essa irregularidade, o momento de recuar é agora. Se forem flagrados, vão perder o material”, alertou.
Até o fechamento desta edição, a fiscalização ainda não havia sido concluída e propriedades na cidade de Cabaceiras estavam sendo vistoriadas. A partir dessas fiscalizações, serão formulados relatórios para monitorar e intensificar o combate ao furto de água.
Correio da Paraíba