O Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) publicou, na edição de ontem, os pedidos de substituição de dois candidatos de chapas majoritárias para as eleições 2014.
Quem deve entrar na disputa, a 11 dias da eleição é Marcos Azevedo (PTC), como primeiro suplente de senador e Marcelino Rodrigues (PSTU), na segunda suplência de senador. Marcos substituirá Valberto Vitoriano (PTC) que renunciou à disputa na suplência do candidato Walter Brito Filho (PTC).
A segunda substituição é a de Lissandro Matias Saraiva (PSTU), mais conhecido como Tanque, que teve o pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral e agora está sendo substituído por Marcelino Rodrigues. Eles pleiteiam a vaga de segundo suplente de senador da candidata Rama Dantas, que ainda está com seu pedido de registro de candidatura indeferido em virtude dos problemas no registro de Tanque.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve analisar na sessão de hoje o Recurso Especial Eleitoral impetrado pela defesa da candidata pelo PSTU. A relatora do processo, ministra Luciana Lóssio, já havia negado o prosseguimento do recurso especial e manteve o acórdão regional que indeferiu o registro da chapa majoritária ao cargo de senador, requerido pelo PSTU por não preencher os pressupostos recursais.
Com a substituição na chapa do PSTU, a disputa pelas 36 vagas da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) terá um candidato a menos, uma vez que Marcelino Rodrigues estava registrado como candidato ao cargo de deputado estadual. “Estamos na reta final da eleição e acreditamos que agora não teremos mais nenhum problema jurídico. Infelizmente tivemos o problema com o registro da candidatura de Tanque, mas agora como Marcelino Rodrigues já teve o registro deferido para deputado, o mesmo deverá acontecer para suplente de senador”, afirmou a candidata ao Senado, Rama Dantas.
Correio da Paraíba