Polêmicas

TRE inicia hoje lacres de urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) inicia hoje a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que acontece no dia 28 de outubro. Na Paraíba, 760.444 eleitores vão às urnas para escolher o prefeito, sendo 480.237 da capital e 280.207 de Campina.

Serão utilizadas 2.078 urnas eletrônicas, sendo 1.244 em João Pessoa e 834 em Campina. Os procedimentos serão os mesmos executados no primeiro turno, agora constando apenas o nome dos dois candidatos que foram eleitos para o segundo turno.

Nesta quinta-feira, a atualização do sistema vai iniciar a preparação das urnas da 1ª, 64ª, 70ª, 76ª e 77ª Zonas Eleitorais, de João Pessoa, que acontecem no Núcleo de Apoio Técnico às Urnas Eletrônicas (Natu I), situado na rua 24 de Junho, s/n, Renascer, Cabedelo – por trás do Borrachão –, e das urnas da 16ª, 17ª, 71ª e 72ª, Zonas Eleitorais no Natu II, situado na rua Rio Grande do Sul, s/n, Liberdade, em Campina Grande. Os trabalhos serão concluídos amanhã, em Campina, e em João Pessoa, até a segunda-feira, dia 22.

Para que não haja problema na hora da votação, a secretária de Tecnologia da Informação, Luciana Norat, lembrou que “caso o eleitor digite o número de algum candidato que não concorre ao segundo turno, este voto será considerado nulo, porém, antes de computá-lo, a urna questionará o votante sobre confirmar ou não este voto. Só são considerados votos válidos aqueles atribuídos a quem de fato está na disputa pelo segundo turno”. Ela informou ainda que “os eleitores aptos podem participar da votação, mesmo os que não votaram nem justificaram ausência no primeiro turno, já que só a terceira falta consecutiva impede o eleitor de votar”.

Do Blog com JP OnLine