Um minuto e catorze segundos. É esse o tempo que o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) calcula para o eleitor votar nas eleições do próximo dia 5 de outubro.
No entanto, de acordo com a diretora-geral do TRE, Alessandra Cordeiro, esse tempo, tomado como base em estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é bastante razoável tendo em vista que muitos dos eleitores que não apresenta nenhuma dificuldade para votar.
“Pela nossa experiência se mostra que isso é bastante razoável. Pois temos pessoas que não têm dificuldade nenhuma. Já sabem de cor o número dos seus candidatos”, disse Alessandra Cordeiro.
Por outro lado, Alessandra Cordeiro, avalia que o processo biométrico, como é uma novidade nas eleições, pode elevar o tempo do eleitor votar nos principais colegiados do Estado
“Sabemos que temos uma eleição bem diferenciada na Paraíba e no Brasil, pois, teremos os dois colegiados do estado com a identificação biométrica do eleitor. Isso pode ser que tenha uma repercussão nesse tempo, talvez para um pouco mais, uma vez que é uma novidade tanto para o eleitor como para os mesários que estarão trabalhando por conta da identificação”, afirmou.
Mais PB