O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba vai solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral o envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições em Campina Grande. A requisição foi aprovada na sessão desta segunda-feira por seis votos a um. A divergência ficou por conta do juiz federal Rudival Gama do Nascimento, os demais membros da Corte foram favoráveis ao pedido feito pelas juízas das quatro zonas eleitorais de Campina, Deborah Cavalcanti Figueiredo, Giovanna Lisboa Araújo de Souza, Michelini de Oliveira Dantas Jatobá e Renata Barros de Assunção Paiva.
O relator do processo, juiz Breno Wanderley, destacou em seu voto que as juízas estão na linha de frente e se elas sentem a necessidade das tropas devem ser ouvidas. Ele lembrou o histórico de acirramento da disputa eleitoral na cidade e registrou que notificou o governador Ricardo Coutinho quanto à possibilidade do Governo do Estado garantir a segurança do pleito, mas não houve resposta.
O presidente do TRE, Saulo Henriques de Sá e Benevides afirmou que considera pertinente a solicitação das tropas federias tendo em vista o histórico de acirramento na disputa eleitoral em Campina Grande. “Trata-se, como disseram as juízas, de medida meramente preventiva, embora nenhum fato grave tenha ocorrido até o momento e o povo de Campina seja ordeiro e pacato”, declarou o presidente.
A solicitação será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral e a Corte decidirá se autoriza o envio das forças militares. Se o pedido for aprovado, o TSE encaminhará à presidência da República que determinará ao Ministério da Defesa o deslocamento das forças.
TRE