TRE AFIRMA QUE URNA ELETRÔNICA É INVIOLÁVEL

urnaeletronica

Os mecanismos de segurança das urnas eletrônicas, que serão utilizadas nas eleições deste ano foram apresentados ontem, à tarde, por técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na sala de sessões do órgão. Segundo eles, a urna eletrônica é inviolável, está imune a fraudes e seus dados só podem ser acessados e verificados por meios de programas desenvolvidos pela própria Justiça Eleitoral.

A apresentação foi feita pela secretária de Tecnologia da Informação, Partrícia Lemos, que destacou a segurança e inviabilidade da urna eletrônica que vem sendo utilizada nas eleições brasileiras desde as eleições de 1986, é hoje está presente em todo país, que conta com eleições 100% informatizada.

Nas eleições deste ano serão utilizadas pelo TRE-PB 10.777 urnas eletrônicas, das quais 9.545 serão utilizadas nas seções de votações e 1.232 ficarão de reservar, no caso de ocorrência de algum problema ou necessidade de substituição.

De acordo com Partícia Lemos, além da segurança atestada, a tecnologia utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas urnas eletrônicas já foi exportado para outros países, servindo de referência como o mais seguro do mundo. Por possui mecanismos imprescindíveis para assegurar sua segurança, entre eles à assinatura digital e o resumo digital.

A apresentação foi feita para os integrantes da Corte Eleitoral, representantes de partidos, coligações e à imprensa, como forma de apresentar uma visão geral do processo eleitoral e também para esclarecer as dúvidas mais freqüentes sobre o sistema de votação brasileiro.

O presidente do TRE-PB, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, considerou extremamente esclarecedora a explanação feita pela secretária de Tecnologia da Informação, Patrícia Lemos, a respeito da segurança do sistema de votação eletrônica utilizado nas eleições brasileiras. “É importante estarmos sempre atentos e esclarecendo a opinião pública sobre o sigilo do voto e a segurança das urnas, e a demonstração feita pela nossa servidora tranquiliza a todos por não deixar dúvidas de que o sistema eletrônico é muito seguro. E tudo aquilo que pode ser feito para solucionar eventuais problemas técnicos”, declarou o presidente.

Benevides revelou que já confiava na segurança da urna eletrônica e agora estava muito mais convencido sobre a segurança, depois da explicação técnica que foi dada, de forma didática sobre todo o processo eleitoral, desde a criação da urna eletrônica até o funcionamento dos sistemas de segurança utilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Plano será apresentado hoje

O Plano Integrado de Segurança para as eleições deste ano será apresentado hoje, às 9h30, ao presidente do TRE-PB, desembargador Saulo Benevides, pelo secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima e demais representantes dos órgãos de policiamento que vão atuar no pleito, como Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.

O Plano de Segurança para as Eleições deste ano no Estado foi adequado as necessidades do TRE-PB, que pediu reforço antecipado para alguns municípios e áreas consideradas críticas devido ao histórico de acirramento da disputa eleitoral.

Os municípios que mais preocupam a Justiça Eleitoral são João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Santa Rita, por se tratarem dos maiores colégios eleitorais do Estado, que concentram maior número de sessões e eleitores, e consequentemente, nos quais são registrados mais ocorrências.

O plano foi consolidado com base em um relatório entregue na semana passada pelo desembargador Saulo Benevides, e que foi elaborado a partir de informações colhidas nas reuniões com juízes, promotores e servidores das 77 zonas eleitorais do Estado, no Planejamento Estratégico Eleições 2014, em várias regiões do Estado.

Correio da Paraíba