Buscando aperfeiçoar o atendimento e agilizar a entrada dos pacientes, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande orienta a todos que chegarem na unidade para que apresentem o Cartão do SUS.
Em média, são atendidas 250 pessoas por dia e em torno de 30 usuários esquecem ou não têm o documento quando procuram os serviços na Unidade de Saúde.
O Ministério da Saúde determina que todas internações e atendimentos hospitalares devem conter nos seus registros o número do Cartão Nacional do SUS do paciente, mesmo nos casos de pessoas portadores de outros planos de saúde.
Todo cidadão brasileiro deverá ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde (CNS) para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A determinação está na Portaria N° 763, de 20 de julho de 2011, do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde orienta ainda que mesmo aqueles que possuem plano devem portar o cartão para evitar imprevistos.
Como obter o Cartão – O cartão do SUS é emitido pelas secretarias municipais de saúde. São necessários os seguintes documentos: comprovante de residência, CPF e certidão de nascimento.
Fonte: Mais PB
Créditos: Mais PB